Sobre a técnica, é correto afirmar:
a. que ela é: política, cultural, apropriação "de classe"; que ela não é: neutra, universal na origem, sempre democrática.
b. que ela é: apolítica, psicológica, apropriação universal; que ela não é: intencional, local ou regional na origem.
c. que ela é: universal e apolítica, apropriação "de todos"; que ela não é: política, regional na origem, antidemocrática.
d. que ela é: universal, com apropriação "de todos"; que ela não é: neutra, universal na origem, sempre democrática.
e. que ela é: política, cultural, apropriação "universal"; que ela não é: política, local e regional na origem, antidemocrática.
Respostas
Resposta:
a
Explicação:
que ela é: política, cultural, apropriação "de classe"; que ela não é: neutra, universal na origem, sempre democrática.
Sobre a técnica é correto afirmar que ela é política e cultural. Logo, a alternativa A é a correta.
Cada adjetivação proposta nas alternativas é matéria de debate. Apropriação "de classe" é um conceito marxista: a partir da lente marxista vê-se o mundo como dividido em classes e, a partir de tal constructo, elaboram-se teorias para explicar o uso das técnicas por determinados grupos econômicos teoricamente privilegiados.
De modo análogo, compreender a técnica como neutra é uma noção tipicamente positivista. O positivismo, fundado por Auguste Comte no século XIX, é uma escola de pensamento que aposta suas fichas na ciência e na tecnocracia como bússolas para moverem a humanidade a um progresso certo.
A técnica, contudo, por mais neutra que possa ser em sua definição, sempre será utilizada por alguém com um fim específico - mesmo que este fim seja o próprio uso da técnica.
Martin Heidegger, na segunda fase do seu pensamento, faz tal denúncia. Hoje, neste sentido, podemos ver como tecnologias são utilizadas para emplacar interesses políticos e econômicos, como é o caso da Huawei chinesa e o 5g, banidos de países ao redor do globo.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/22391073