De acordo com Marion (2018), as reservas de lucros compreendem as destinações específicas ao lucro que não foi distribuído. Isto quer dizer que as reservas de lucros são a parte do lucro que não é retirada pelos sócios ou acionistas e que ficam reservadas para um determinado fim, em especial para reinvestimento na operação (BORINELLI; PIMENTEL, 2018).
Sendo assim, associe as reservas de lucros descritas a seguir com as finalidades correspondentes:
(1) Reserva legal.
(2) Reserva estatutária.
(3) Reservas para contingências.
(4) Reservas de lucros a realizar.
( ) criada a partir do lucro líquido do exercício, com um percentual de 5% (cinco por cento) deste, não podendo essa reserva exceder a 20% (vinte por cento) do capital social.
( ) criada com o objetivo de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, e que valor possa ser estimado.
( ) sua constituição está condicionada a superação da parcela do lucro líquido do exercício pelo dividendo obrigatório.
( ) criadas a partir do estatuto da companhia para fins diversos, conforme critérios definidos pela Lei das Sociedades Anônimas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A 1, 2, 3, 4
B 1, 3, 4, 2
C 2, 3, 1, 4
D 4, 3, 1, 2
E 3, 4, 2, 1
Respostas
Resposta: letra B, 1,3,4,2
Explicação:100% apol
A alternativa correta é a B 1, 3, 4, 2.
A reserva legal é uma das várias reservas existentes na contabilidade, tal reserva permite apenas 5% do lucro líquido do período e seu total não pode ultrapassar 20% do capital social.
A reserva estatutária deve ser criada a partir do estatuto da empresa, ou seja, constituída por uma determinação, a parcela dos lucros reservadas para ela não pode comprometer o pagamento de dividendos.
As reservas para contingências tem a intenção de compensar exercícios futuros, é ama maneira de prevenção.
A reservas de lucros a realizar é uma reservar que objetiva apresentar os lucros que a empresa deve, mas que ainda não foram realizados.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!