(UFCG – ADAPTADA)
Leia as manchetes e o trecho de reportagem abaixo.
“Em entrevista à Agência Brasil, o padre Valdir João disse que os cerca de 1.400 agentes da sua pastoral [carcerária] não conseguem conversar com os presos sem autorização do líder de cada área [das] organizações [criminosas] nos presídios”...
“O PCC hoje controla mais de 90% do sistema prisional de São Paulo e grande parte dos presídios do Brasil”.
Considerando o conceito de território, as manchetes e trecho de reportagem acima exemplificam que:
A
as prisões brasileiras se transformaram em múltiplos territórios dominados pelas organizações criminosas. Porém, esses territórios se encontram incomunicáveis com o espaço exterior aos muros das prisões.
B
o Estado se constitui como o único agente capaz de exercer a territorialidade diante da população carcerária no interior da maioria das prisões brasileiras.
C
a superlotação, promiscuidade, violência etc. das prisões brasileiras atuam como forte fator de desconstrução de um território e por isso inexiste qualquer situação de territorialidade que permita a presidiários recriar múltiplos territórios.
D
as múltiplas territorialidades do crime organizado no interior das prisões brasileiras tornaram desnecessárias as ações de controle e de disciplinamento da população carcerária pelo Estado.
E
as prisões do Brasil se transformaram em territórios ou múltiplos territórios comandados por várias facções criminosas ou redes de “poderes paralelos”, como as do narcotráfico.
Respostas
respondido por:
6
Letra E) As prisões do Brasil se transformaram em territórios ou múltiplos territórios comandados por várias facções criminosas ou redes de "poderes paralelos", como as do narcotráfico.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás