1 qual o objetivo do relato pessoal ?
2 como carlos Drummond descreve o lugar onde vivia em 1910?
3 o que significa a expressão "chovia a potes "?
4 como as noticias chegavam a população?
5 o que para o autor era o suplemento de domingo? justifique sua resposta ?
6 localize um trecho em que revela que o autor ainda não sabia ler ?
7 por que Carlos tinha um pouco de conhecimento da leitura quando foi para a escola ?
8 que atividades na escola controuiram para o sucesso da personagem na leitura?
9 o que motivou Carlos Drummond a continuar ler e escrever ?
10 por que para o autor, conhecer outros rapazes que gostavam de ler e escrever foi sorte?
11 qual foi a consequência da amizade com os rapazes que conheceu?
12 Carlos Drummond disse que tem pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica, o que ele quis dizer com isso
Respostas
1. O objetivo do relato pessoal neste caso é de contar como o autor começou a escrever, como começou sua carreira.
2. Carlos Drummond descreve o lugar onde vivia em 1910 como uma cidade de interior do país, isolada e e distante, onde se vivia uma vida simples.
3. A expressão "chovia a potes" significa que chovia muito, que a quantidade de chuva era grande e ela era densa.
4. As notícias chegavam à população via jornal., 3 dias depois de publicadas no Rio de Janeiro
5. O suplemento de domingo eram as gravuras.
6. O trecho que revela que o autor não sabia ler é "tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras".
7. Carlos tinha um pouco de conhecimento da leitura quando foi para a escola porque sua mãe já o havia ajudado a compreendê-las no jornal.
8. As atividades na escola que contribuíram para o sucesso da personagem na leitura foram as atividades de leitura e redação.
9. O que motivou Carlos Drummond a continuar ler e escrever foi seu gosto pela escrita e os incentivos que recebeu das escolas, familiares, amigos, etc.
10. Conhecer outros rapazes que gostavam de ler e escrever foi sorte porque não era tão comum.
11. A consequência da amizade com os rapazes que conheceu foram as trocas de experiências e incentivos à leitura e a escrita.
12. Carlos tem pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica porque ela permite o aperfeiçoamento constante.
1. O texto de Carlos Drummond é um relato pessoal cujo objetivo é relatar como este tão importante autor iniciou a sua carreira, fornecendo detalhes até mesmo dos lugares em que ele viveu.
2. O autor ao descrever o lugar onde vivia em 1910 o aponta como sendo uma cidade isolada e distante no interior do país, no qual tinha uma vida simples.
3. Muitos textos fazem uso de expressões que são comuns em alguns lugares, como no texto em que o autor cita que "chovia a potes" significando que chovia muito em algum lugar.
4. Por ser uma cidade de interior e distante as notícias que chegavam através do jornal à população demorava cerca de 3 dias depois de serem publicadas.
5. O autor considera como o suplemento de domingo as gravuras, uma vez que ele não sabia ler ainda e só conseguia olhar para elas.
6. Quando o pai do autor era assinante da Gazeta de Notícias o autor ainda não sabia ler e um trecho que destaca isso é : "tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras".
7. O autor, Carlos, por já ser interessado nos jornais e consequentemente na leitura teve auxílio de sua mãe para compreender o jornal, oferecendo, então um pouco de conhecimento da leitura ao autor.
8. As atividades de leitura e redação na escola foram atividades significantes para o autor ter sucesso na leitura.
9. O autor, Carlos Drummond, foi bastante incentivado por amigos, familiares e pela própria escola. Para além disso, o seu gosto pela escrita também foi de suma importância para que ele fosse motivado a ler e escrever.
10. Geralmente mulheres gostam mais de ler e escrever, devido a isso o autor considera como sorte ter encontrado rapazes que também gostavam de ler e escrever, uma vez que era algo pouco comum.
11. Por ter conhecido rapazes que possuíam o mesmo gosto pela escrita e pela leitura o autor pode trocar experiências com eles, além de ter incentivo dos mesmos.
12. O autor ao afirmar que sente pena dos jovens de hoje que não desfrutam de amizades críticas quis dizer que é através destas amizades que as pessoas são aperfeiçoadas constantemente, possuindo incentivo para continuar a fazer o que se gosta.
Espero ter ajudado !
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/13506500