Respostas
Resposta:
Sócrates foi um dos pensadores mais importantes da tradição filosófica ocidental, visto que Sócrates não deixou nada escrito a principal fonte de informação a seu respeito é oriunda das anotações dos seus alunos, principalmente Platão.
Para Sócrates, já que as coisas eram muito complexas e a principal fonte de conhecimento da época eram os sofistas que não eram confiáveis, deve-se colocar em dúvida tudo aquilo que se sabe, daí a sua máxima: só sei que nada sei.
Ele também acreditava que o ser humano esqueceu seus conhecimentos e estes deveriam ser recuperados para se alcançar a verdade. O meio para se chegar até a verdade definitiva seria para Sócrates a dialética.
A dialética socrática é dividida em exortação (o convite ao diálogo) e indignação ( o questionamento do tema a ser dialogado) sendo a indignação dividida em refutação (que está na própria indignação e consiste em expor os preconceitos para que possam ser rebatidos) e maiêutica.
Maiêutica é literalmente parir conhecimento, Sócrates, filho de uma parteira, acreditava que o conhecimento deveria passar por um estágio de gestação até chegar a seu nascimento.
Ele fazia uma analogia com o parto ao dizer que enquanto as mulheres geravam uma vida depois de um tempo de gestação, os homens podiam gerar o conhecimento e a verdade a partir também de uma gestação, só que neste caso uma gestação figurativa de ideias. Para Sócrates enquanto as mulheres parem uma vida, os homens parem uma verdade, um conhecer.
Explicação: