• Matéria: Artes
  • Autor: dris4nt0s
  • Perguntado 7 anos atrás

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Respostas

respondido por: keulofc
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Resposta: Espaço cênico é o espaço definido em função de uma encenação teatral. Ele é o espaço próprio aos atores. Ao ser definido, o espaço cênico deverá conter todos os itens necessários para o desenvolvimento do espetáculo em questão: a boca de cena, o proscênio, as coxias, etc.Todo espaço é um espaço cênico. Em alguns, isto é notório, como nos estádios, igrejas, parlamentos, praças e, claro, nos teatros. Os lugares são pensados para abrigarem um tipo de ação, de evento, de acontecimentos pré-determinados. Cabe ao artista manipular o ambiente físico, buscando a interação entre o observador e a imagem ambiental. Ambientes diferentes dificultam ou facilitam o processo de criação.“Todo ambiente arquitetural é suscetível de expor, limitada estilisticamente pelo querer do arquiteto, uma cota ponderável dos acontecimentos possíveis entre os humanos; e neste aspecto se tem uma teatralidade real, o vão que a perfilhou, a equiparar-se com a rampa dos divertimentos, os espaços de toda a arquitetura a competirem com o tablado das encenações, isto é, com um setor da própria arquitetura.Quando advém o antagonismo na função a qual se destina o local, pode acontecer a recusa ao novo acontecimento. O desarranjo pode acarretar em uma experiência incômoda. E esse pode ser o intuito do espetáculo, ou seja, o lugar já pode impor o caráter da trama a ser apresentada, com intensidade maior ou menor segundo o gênero de espaço e o tipo de espetáculo proposto, ou a revelia de ambos. O espaço escolhido pode oferecer significados, experiências e imagens diversificadas e até contraditórias, e pode levar o espectador em uma tarefa de se desdobrar por impressões recebidas ou já pré-estabelecidas. “Cada cidadão tem vastas associações com alguma parte de sua cidade, e a imagem de cada um está impregnada de lembranças e significadosNo mundo contemporâneo, o papel do teatro ainda está em transição, já que outras formas de espetáculo se apresentam. Num mundo fluido, onde tudo caminha para a dissolução o lugar do teatro parece indefinido. Também parece confuso atuar para este público contemporâneo: pessoas cheias de vaidades, “atores sem papel”, que precisam de circunstâncias momentâneas de encenação para que não corram o risco de uma possível união afetiva. Não criam nada mais que a excitação de um desempenho momentâneo ou aquele que se prolonguem mais do que a finitude do cheiro de coisas novas, dos produtos consumidos, relacionando-se de forma inconsistente com a própria vida. Mas não podemos deixar de lembrar que a história do teatro, como toda história, está em contínua elaboração e mudança de tradição, em que cada obra se refere ao passado e indica o futuro. E que o teatro faz parte um fluxo natural de tradições dentro do processo de criação cultural que vincula a arte de nossos dias a da antiguidade.

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respondido por: liunanybel
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Espaço cênico é o espaço definido em função de uma encenação teatral. Ele é o espaço próprio aos atores. Ao ser definido, o espaço cênico deverá conter todos os itens necessários para o desenvolvimento do espetáculo em questão: a boca de cena, o proscênio, as coxias, etc.Todo espaço é um espaço cênico. Em alguns, isto é notório, como nos estádios, igrejas, parlamentos, praças e, claro, nos teatros. Os lugares são pensados para abrigarem um tipo de ação, de evento, de acontecimentos pré-determinados. Cabe ao artista manipular o ambiente físico, buscando a interação entre o observador e a imagem ambiental. Ambientes diferentes dificultam ou facilitam o processo de criação.“Todo ambiente arquitetural é suscetível de expor, limitada estilisticamente pelo querer do arquiteto, uma cota ponderável dos acontecimentos possíveis entre os humanos; e neste aspecto se tem uma teatralidade real, o vão que a perfilhou, a equiparar-se com a rampa dos divertimentos, os espaços de toda a arquitetura a competirem com o tablado das encenações, isto é, com um setor da própria arquitetura.Quando advém o antagonismo na função a qual se destina o local, pode acontecer a recusa ao novo acontecimento. O desarranjo pode acarretar em uma experiência incômoda. E esse pode ser o intuito do espetáculo, ou seja, o lugar já pode impor o caráter da trama a ser apresentada, com intensidade maior ou menor segundo o gênero de espaço e o tipo de espetáculo proposto, ou a revelia de ambos. O espaço escolhido pode oferecer significados, experiências e imagens diversificadas e até contraditórias, e pode levar o espectador em uma tarefa de se desdobrar por impressões recebidas ou já pré-estabelecidas. “Cada cidadão tem vastas associações com alguma parte de sua cidade, e a imagem de cada um está impregnada de lembranças e significadosNo mundo contemporâneo, o papel do teatro ainda está em transição, já que outras formas de espetáculo se apresentam. Num mundo fluido, onde tudo caminha para a dissolução o lugar do teatro parece indefinido. Também parece confuso atuar para este público contemporâneo: pessoas cheias de vaidades, “atores sem papel”, que precisam de circunstâncias momentâneas de encenação para que não corram o risco de uma possível união afetiva. Não criam nada mais que a excitação de um desempenho momentâneo ou aquele que se prolonguem mais do que a finitude do cheiro de coisas novas, dos produtos consumidos, relacionando-se de forma inconsistente com a própria vida. Mas não podemos deixar de lembrar que a história do teatro, como toda história, está em contínua elaboração e mudança de tradição, em que cada obra se refere ao passado e indica o futuro. E que o teatro faz parte um fluxo natural de tradições dentro do processo de criação cultural que vincula a arte de nossos dias a da antiguidade.

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