)
Leia o texto a seguir:
[...] a interlocução entre os sujeitos se estabelece nos diversos lugares de constituição e convivência das organizações. Esses lugares podem ser: político, econômico, tecnológico, social, cultural etc. Considerando o trabalho humano presente nestes espaços, deve-se ter clareza de que ele implica gerir procedimentos, regras, costumes; que pressupõe escolhas, arbitragens, hierarquização de atos e objetivos em função dos valores institucionais. (SCHMITZ, 2015, p. 11)
O texto aponta sobre como funciona a interlocução. Nesse contexto, é correto dizer que:
Alternativas:
a)
o processo de interlocução contempla a comunicação e os fatores que envolvem a sua significação.
b)
a interlocução se constrói na resolução de problemas empresariais por meio de uma comunicação unilateral.
c)
a produção de sentido da comunicação não depende dos fatores sociais ou contextuais.
d)
um texto não pode ser configurado como uma interlocução porque os interlocutores não se encontram no mesmo espaço.
e)
a linguagem se mobiliza como o único recurso para que a interlocução ocorra e seja compreendida.
2)
Leia o trecho abaixo:
Para se ter ideia da importância das comunicações orais, basta lembrar que elas estão no cerne dos problemas de relacionamento inter-setores ou na raiz das soluções de integração horizontal/vertical. Muitas questões pendentes poderiam ser resolvidas por meio de uma receita que inclui, necessariamente, baterias de contatos, reuniões de integração, avaliação, análise, controle e feedback. Como se percebe, as comunicações orais merecem atenção.
Ocorre que as comunicações orais, tanto como as impressas, exigem finalidade, canais próprios, linguagem adequada, periodicidade e oportunidade de uso e veiculação, número de interlocutores, tempo de duração de contato, espaço físico apropriado para abrigar harmoniosamente, o evento e bom senso em sua realização. Se a chamada comunicação dialógica é a ideal para efetiva integração das partes, os programas de comunicação oral se encaixam, irreversivelmente, no planejamento das políticas de comunicação das empresas. Será que esses aspectos são lembrados na hora do planejamento?
O texto fala da importância das comunicações orais nas organizações e o quanto nem sempre elas não são levadas em consideração na hora de se transmitir uma informação aos colaboradores ou na resolução dos problemas. Isso ocorre, pois
Alternativas:
a)
valorizam-se somente as práticas formais na organização, como a escrita e as reuniões.
b)
os aspectos da comunicação oral nem sempre são lembrados na hora do planejamento.
c)
o feedback é transmitido aos colaboradores pelos canais formais que valorizam a escrita.
d)
como parte dos aspectos informais da organização, não necessitam de planejamento.
e)
a comunicação organizacional é um processo de troca e compartilhamento de informação, não necessitando da compreensão oral.
Respostas
1. A alternativa correta é a letra A: o processo de interlocução contempla a comunicação e os fatores que envolvem a sua significação.
A interlocução consiste no diálogo entre duas pessoas a respeito de um assunto. Para que a comunicação seja eficaz, é preciso que o receptor se familiarize com a mensagem.
Portanto a mensagem precisa ter um significado, não somente um conjunto de informações.
2. A alternativa correta é a letra B: os aspectos da comunicação oral nem sempre são lembrados na hora do planejamento.
A comunicação oral é fundamental dentro de uma organização, ela é notada por meio da escrita e da fala, porém muitos gestores não se preocupam com esse aspecto durante o planejamento.
Por meio da comunicação oral é possível estabelecer metas e ações que podem trazer resultados positivos para a empresa.
Além disso, a comunicação oral possibilita emitir feedbacks que são necessários para o crescimento da empresa.
Abraços!