biomas brasileiros que apresentam vegetação ombrofila densa?
a) cerrado e pantanal
b)mata atlântica e cerrado
c) floresta amazônica e mata atlântica
d)caatinga e pampa
e) pantanal e pampa
Respostas
A resposta correta é dada pela letra C, floresta amazônica e mata atlântica.
Quando pensamos na vegetação, devemos ter em mente que alguns fatores serão essenciais para as características da mesma, entre eles, a temperatura e a umidade. Sobre a faixa do Equador, em 0 grau de latitude, temos uma temperatura bem alta. Quando somamos isso às grandes extensões de corpos d'água na região amazônica, temos uma forte evaporação. Isso, somado à evapotranspiração da floresta, faz com que essa região tenha um clima quente e úmido, o que promove a existência de uma floresta muito densa, com árvores altas e folhas largas (latifoliadas).
Quando descemos um pouco mais na região brasileira, o Sudeste, especialmente o litoral, é bem úmido, o que decorre da sua proximidade ao Oceano Atlântico e à massa de ar tropical atlântica (mTa). Isso faz com que esta região seja quente e úmida, favorecendo, em uma grande extensão deste litoral, a presença da mata atlântica, também bem densa.
O pantanal e o cerrado estão presente no Centro-Oeste brasileiro, sofrendo ação da continentalidade e da mTc (massa tropical continetal), que é uma massa quente e seca. Assim, por não ter chuvas bem distribuídas durante o ano, a vegetação desses biomas não é muito densa.
A caatinga é um bioma encontrado no Sertão do Nordeste, sendo muito seco e tendo chuvas apenas em certos períodos do ano. Assim, a vegetação é escassa e adaptada, não sendo marcada por folhas largas, o que ajuda a evitar a perda de água.
O Pampa é uma vegetação do Sul do Brasil, estando adaptada a climas mais frios. Este bioma possui uma vegetação rasteira, não sendo caracterizada por muitas árvores em comparação à floresta amazônica.