Antes da chegada dos portugueses no Brasil, os povos indígenas tinham uma proposta educacional, cujas características básicas eram o respeito às tradições e o agir a partir do exemplo e da necessidade de elaborar práticas de sobrevivência. Era uma educação natural, um processo que acontecia cotidianamente, na tribo, sem formalização. A Companhia de Jesus foi, então, encarregada pelos portugueses de educar os indígenas, ou seja, catequizá-los, tornando-os, assim, integrantes da cultura cristã e portuguesa. Considerando-se esse contexto é correto afirmar: 1. Para os jesuítas, a colônia brasileira deveria ser submetida a um amplo, erudito e rico processo educacional, pois estariam, assim, em acordo com a cultura europeia e esse deveria ser o objetivo primordial dos padres jesuítas no Brasil no século XVIII. 2. No primeiro século da história do Brasil, os jesuítas inauguraram no país uma pedagogia, cuja base era a catequese e a instrução, além da imposição da cultura europeia. 3. A pedagogia jesuítica incluía a crença de que os índios eram seres sem alma, sem linguagem e, por isso, capazes de recriar e ampliar os dogmas católicos. 4. No Brasil colonial, os jesuítas criaram uma pedagogia desenvolvida em várias obras que destacam aspectos como a não-diretividade e o currículo integrado. 5. Não se pode falar em pedagogia no Brasil colonial, pois a educação era basicamente catequese dos índios, não havia livros didáticos e não havia escolas.
Respostas
respondido por:
2
Apenas I, II e III estão corretas.
A educação jesuítica era desenvolvida em escolas e instituições formais de educação, todavia era completamente pautada na educação europeia, visto que era tida como a cultura dominante.
Além disso, os jesuítas consideravam os índios como "seres sem alma", de forma que a catequese era extremamente imposta, ao mesmo tempo em que a cultura indígena era gradualmente proibida.
andersonmelo87:
recebi essa questão apenas para marcar uma alternativa!!!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás