A teoria do direito divino dos reis recorria a argumentos religiosos para justificar as monar- quias absolutistas. Usando os termos de Bodin, um dos principais teóricos dessa corrente, EXPLIQUE o argumento central dessa teoria.
Me ajudem pfv!!!!
Respostas
Resposta:
ESSA TEORIA FOI PROPOSTA PARA JUSTIFICAR O PODER DO ESTADO. DURANTE A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS ERA PRECISO JUSTIFICAR A CENTRALIZAÇÃO DO PODER NUMA SÓ FIGURA. o significado era que dizia basicamente que todo monarca tem seu direito de governar oriundo da vontade de Deus.
O argumento central da Teoria do Direito Divino dos Reis é que Deus era onisciente e onipotente e tudo o que existia no mundo havia sido organizado de acordo com a Vontade de Deus, de modo que se alguém era Rei só era Rei pois Deus havia decidido assim.
Quais eram as consequências desta teoria?
Isto significava que qualquer tipo de crítica ou resistência à vontade do Rei era visto como uma espécie de desobediência à Deus e portanto como um pecado. Isto fazia com que houvesse uma pressão ideológica e religiosa muito forte para a submissão total dos camponeses e demais membros da sociedade às ordens do Rei, mesmo que fossem ordens absurdas, por medo de serem vistos como pecadores.
Mais sobre o Direito Divino dos Reis em:
https://brainly.com.br/tarefa/3078764