1- Releia este trecho do conto de Poe e observe as formas verbais em destaque:
E a folia em torvelinho, até que finalmente começaram a soar as doze badaladas da meia-noite no relógio de ébano. E então a música "cessou", como cessará das outras vezes; e as evoluções dos passistas se interromperam; e uma inquietude "suspendeu" todo o movimento, do mesmo modo que antes. [...]
A- Quais são os sujeitos das formas verbais em destaque?
B- A forma verbal suspendeu é acompanhada do complemento "todo o movimento". Sem ele, essa forma verbal teria sentido completo? Explique.
C- A forma verbal cessou exige complemento para ter sentido? Explique.
Respostas
a) O sujeito do verbo "cessou" é "a música" e o sujeito do verbo "suspendeu" é "uma inquietude".
b) Não, pois a expressão "todo o movimento" é um objeto direto do verbo transitivo direto "suspendeu" que, sendo transitivo, exige complemento que o acompanhe.
c) Não, pois trata-se de um verbo intransitivo que dá à frase sentido completo, sem necessidade de complemento que o acompanhe. "A música cessou" tem sentido de "a música parou".
a. O sujeito de cada forma verbal destacada é:
- "cessou" - a música;
- "suspendeu" - uma inquietude.
Transitividade verbal
b. Não, sem o complemento "todo o movimento", a forma verbal "suspendeu" teria sentido incompleto, pois este é um verbo que exige complemento para fazer sentido (suspendeu o quê?).
> Esse é um verbo transitivo direto.
c. Não, a forma verbal "cessou" não exige complemento, pois é um verbo intransitivo, ou seja, um verbo com sentido completo.
A ação de cessar não transita, não vai para outro ser, como fica evidente em "a música cessou", ou seja, encerrou-se, deixou de ser tocada e ouvida.
Pratique mais transitividade verbal em:
https://brainly.com.br/tarefa/38893098
https://brainly.com.br/tarefa/1798375