“Sócrates representa, na história das concepções filosóficas do homem no Ocidente, a inflexão decisiva que orienta até hoje o pensamento antropológico".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia filosófica. São Paulo: Loyola, 2004. p. 28.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o segundo o princípio socrático e sobre como esse pensamento foi posteriormente desenvolvido em perspectivas diferenciadas por outros dois filósofos clássicos, assinale a alternativa correta:
A Pitágoras e Protágoras.
B Heráclito e Parmênides.
C Aristóteles e Platão.
D Anaxímenes e Anaximandro.
E Demócrito e Tales de Mileto.
Respostas
É correta a alternativa C, o que pode ser sumariamente suposto já que todos os outros filósofos mencionados foram anteriores a Sócrates, de modo que não poderiam ter usado as suas obras como base.
Platão e Aristóteles, por sua vez, desenvolveram filosofias que, assim como a de Sócrates, tinham como principal objeto de análise as vidas dos seus concidadãos e a experiência humana de forma geral. Diferente dos filósofos da natureza, que trabalharam antes de Sócrates, estes pensadores buscaram fundamentar fenômenos como a arte e a política, assim como desenvolveram teorias próprias sobre o conhecimento e como se deveria realizar a educação.
Resposta:
C Aristóteles e Platão.
Explicação:
“O princípio socrático de que é possível alcançar um conhecimento verdadeiro das coisas foi posteriormente desenvolvido por dois outros filósofos importantes - Platão [...] e Aristóteles [...] – que viveram no século IV a.C.” (livro-base, p. 27).