Respostas
Resposta:
O Absolutismo foi o sistema político e administrativo dos países europeus, durante o período conhecido como Antigo Regime (séculos XVI ao XVIII ).
No Absolutismo, o soberano centralizava todos os poderes do Estado em suas mãos e os utilizava sem prestar contas à sociedade.
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
A fim de controlar as revoltas camponesas, parte da nobreza apoia que o rei seja mais poderoso. Igualmente, o monarca recebe auxílio da burguesia, pois a centralização significava a padronização das políticas fiscais e monetárias.
Parte do clero, também admira esta movimento, pois era uma forma de continuar a isenção de impostos, que correspondia à Igreja.
O rei precisou acabar com os exércitos particulares e promover a criação de uma guarda nacional. Por isso, iniciou-se a centralização administrativa que retirava o privilégio de ter soldados a seu serviço.
Este fenômeno foi chamado de "monopólio da violência", pois somente era permitido que o rei exercesse os poder de começar guerras.
Os principais reinos absolutistas foram Espanha, França e Inglaterra: na Espanha, a unificação política ocorrera em 1469 por meio do casamento do rei Fernando de Aragão e a rainha Isabel de Castela.
Na França, durante a dinastia Bourbon (séc. XVI), consolidou-se o poder absolutista, o qual atinge seu ápice com o rei Luís XIV, o "Rei Sol" (1643-1715).
Explicação:
:)