Respostas
Resposta: Com o fim da segunda guerra, a União Soviética, sob o governo de Stalin, despontou como um dos grandes vencedores do conflito ao lado dos Estados Unidos, quando passaria a disputar a hegemonia global com o país rival durante as próximas décadas.
No âmbito interno, Stalin morre em 1953 e Nikita Khrushchov assume o cargo de principal líder da União Soviética.
Em 1956, durante o 20º congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), Khrushchov faz um discurso denunciando uma série de crimes de seu antecessor, a fim de iniciar uma nova era na URSS, se distanciando do culto ao antigo líder soviético.
Enquanto alguns receberam o discurso de Khrushchov como a confirmação das atrocidades praticadas por Stalin, antigos partidários julgaram que seu objetivo era destruir a imagem do antecessor.
Durante algumas décadas após a Segunda Guerra Mundial, mesmo sob a ameaça constante imposta pela Guerra Fria, a União Soviética viveu períodos de expansão econômica e melhora na qualidade de vida de seus cidadãos.
O último líder soviético, Mikhail Gorbatchev, assumiu o cargo de secretário-geral do PCUS e tentou implantar políticas que recuperassem a URSS, como a perestroika (reconstrução econômica) e a glasnost (transparência política).
Diante da intensificação da crise política, ao longo de 1991 diversos Estados que formavam a URSS se declaram independentes, e em dezembro daquele ano a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas é oficialmente dissolvida.
Explicação: Espero te ajudado! Apesar de explicar até 1991 quando a URSS se dissolveu.