“A história do atendimento às crianças no Brasil é demarcada pelas ‘desigualdades de uma sociedade estratificada, que viveu mais de três séculos de escravidão, a história das crianças esteve à sombra dos adultos’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Àtica, 2005, p. 38.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre os desafios na Educação Infantil, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) A criação de jardins de infância com espaços que valorizem a individualismo.
( ) A disposição de educação infantil em instituições de ensino fundamental como forma de otimizar o espaço físico.
( ) A atuação com as famílias de forma a considerar a dinâmica social e as práticas culturais da comunidade.
( ) A superação da concepção assistencialista da educação infantil.
Respostas
Estão corretas: 2, 3, 4.
1. Incorreto. A criação de jardins de infância visam na realidade, valorizar o coletivo, fazendo com que as crianças interajam umas com as outras, por meio de atividades e jogos lúdicos.
2. Correto. A educação infantil presente em instituições de ensino também compreende uma forma de otimizar a utilização dos espaços educacionais.
c. Correto. A presença e participação do papel da família no contexto escolar certamente é determinante.
d. Correto, onde a família compreende cada vez mais o papel importante no processo de aprendizado da criança.
Resposta:
A resposta correta é a letra E.
Explicação:
A atuação com as famílias é um desafio. Desafio que deve considerar a dinâmica social e as práticas culturais da comunidade a fim de proporcionar ações educativas que valorizem a criança e as famílias às quais aquelas pertencem. O fato de conhecer a realidade deve provocar reflexões que permitam buscar diferentes formas de atendimento aos direitos da criança e da família. Nesse âmbito dos desafios, observamos duas necessidades básicas: a superação da concepção e a interação com a família. Portanto é necessário que as instituições fortaleçam os vínculos para estabelecerem relações de confiança com as famílias de modo a envolvê-las no processo educativo (p.181).