Leia:
A segunda época da era medieval foi marcada pela influência do Humanismo. Inspirado na civilização greco-romana, esse movimento intelectual caracterizava-se pelo incentivo ao saber crítico, com o intuito de valorizar as capacidades humanas. Segundo Massaud Moisés (2008), nesse período "uma onda de realismo, de terrenalismo, de apego à natureza física, eleva-se para se contrapor ao transcendentalismo anterior [...]". Nesse contexto, a historiografia portuguesa adquire relevância graças ao modo como o cronista Fernão Lopes veio praticá-la.
(MOISES, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2008.)
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre as crônicas históricas portuguesas, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Apesar das limitações da época, Fernão Lopes procurou relatar a história portuguesa com rigor. O cronista dedicou-se à objetividade e à imparcialidade e sua obra girava em torno dos reis de Portugal.
b)
Fernão Lopes relatou a história dos reis portugueses misturando o real com o imaginário. Dessa forma, o caráter de sua obra foi classificado como histórico-literário-social.
Alternativa assinalada
c)
Diante da dificuldade em encontrar documentos de fontes confiáveis, Fernão Lopes precisou basear-se principalmente nos relatos orais para compor sua obra.
d)
De todas as crônicas produzidas por Fernão Lopes, foi preservada apenas a de Dom João l, que era rei na época do autor.
e)
Além de relatar as histórias dos reis de Portugal, Fernão Lopes também foi o cronista dos primeiros triunfos marítimos lusitanos e de algumas guerras.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
Explicação:
C)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
Av1 - Literaturas de Língua Portuguesa I