Respostas
Espero que vc esteja querendo dizer no contexto da primeira guerra Mundial (caso não esteja, saiba que é devido principalmente às guerras e os motivos a seguir listados que a elas levaram);
→ Nos antecedentes da guerra, havia uma crença na paz armada (na qual acreditava-se que, quanto mais armado um país estava, menores eram as chances de haver guerra contra ele, por medo), sendo assim, houve um aumento da indústria bélica. Entretanto, havia uma disputa na produção de aço entre dois países: Inglaterra e Alemanha.
→ Choques imperialistas: com a nova fase do capitalismo chamada de Capitalismo industrial, o que predomina é o imperialismo; os países desenvolvidos e industrializados buscam arduamente por áreas de influencia, países menos industrializados de quem eles podem comprar matérias primas e a quem podem vender seus produtos. Dessa forma, a Europa se precariamente equilibrava até o surgimento de um estado recentemente (1871) unificado: a Alemanha; com esse novo país, também industrializados, o equilíbrio que havia se estabelecido entre as poderosas nações se rompe, inclusive o dos ingleses, gerando o início da rivalidade para com Alemães.
Não apenas isso como, na época, Inglaterra e Alemanha representavam os países mais poderosos, importantes e influentes da época, gerando um atrito entre ambos.
Tal rivalidade, junto com outros fatores, resulta na Primeira Guerra Mundial.
Resposta:
no início do século XX havia uma certa concorrência entre países europeus, principalmente na dispostas entre mercados consumidores, rivalidades entre nações; rivalidades anglo-alemã: a origem dessa rivalidade entre Inglaterra e Alemanha foi competição industrial e comercial.
Explicação: