Respostas
Resposta:
Área
Já o conceito de área é mais complicado porque não é padrão, visto que diversas formas geométricas têm os seus próprios cálculos. A área é a delimitação interna de um polígono. Geralmente, área é mais utilizada do que o perímetro, justamente para medir terrenos. A seguir será exemplificado os cálculos de áreas mais comuns:
Retângulo: base x altura. Se o retângulo tiver 5 cm de altura e 10 de base, a sua área será de 50.
Quadrado: lado x lado. Como o quadrado tem todos os lados iguais e se tiver 5 cm cada lado, a sua área será a multiplicação, isto é, 25 cm.
Triângulo: base x altura/2. O triângulo nada mais é do que a metade de um retângulo, logo, se sua base for de 6 cm e altura de 4 cm, a sua área será de 12 cm.
Losango: Diagonal Maior x Diagonal menor. Para a área do losango, deve-se multiplicar a sua diagonal maior, de 7 cm, pela sua diagonal menor, de 5 cm, por exemplo. Sua área seria de 35 cm.
Círculo: (pi) x r2. A área do círculo é achada ao dividi-lo em partes iguais, até formar triângulos. Se o raio do círculo for 10 cm e pi é considerado 3,14, a área seria de 314 cm.
Volume
Já o volume é conhecido por ser o sólido que ocupa o espaço de um polígono ou uma forma geométrica. Para realizar o cálculo de volume, é preciso considerar as três dimensões. Para cada forma, há um cálculo diferente, também.
Paralelepípedo retângulo: a x b x c;
Cubo: a x a x a;
Cilindro: (pi) x r2 x h;