Leia o excerto abaixo, retirado de artigo sobre a construção da mitologia referente à figura e à atuação dos bandeirantes no Brasil: Delineou-se com toda a clareza [...] uma preocupação ao mesmo tempo historiográfica e ideológica, presente principalmente na obra de historiadores paulistas da primeira metade do século XX, em estudar a formação da população paulista a partir da biografia de seus antepassados ilustres, encarnados na figura do bandeirante. (SOUZA, Ricardo Luiz de. A mitologia bandeirante: construção e sentidos. História Social, Campinas, SP, n. 13, 2007, p. 161.) A partir dos conhecimentos sobre o período colonial da América Portuguesa (séculos XVI a XIX) e sobre o período referido no excerto (a primeira metade do século XX no Brasil): a) Cite 2 principais atividades das bandeiras no período colonial da América Portuguesa. b) Defina duas características do mito do bandeirante construído entre o final do século XIX e primeira metade do século XX por grupos paulistas e explique duas razões que levaram a essa construção. Em seguida, aponte uma crítica feita a essa mitologia.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
42
A - Eram atividades dos bandeirantes no período a preação (captura) de povos nativos, que eram usados como escravizados pelos colonos, a busca por novos recursos naturais a serem explorados (tendo encontrado, por exemplo, as primeiras reservas de ouro no Brasil) e o combate aos quilombos.
B - O mito dos bandeirantes os apresentava como "corajosos" e "empreendedores" pioneiros do Brasil, sendo uma forma de justificar, ideologicamente, o domínio das elites paulistas na política nacional. Este mito é hoje criticado pois tenta "limpar" completamente as atrocidades cometidas pelas bandeirantes.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás