Para atrair potenciais polinizadores, as plantas comumente armazenam néctar nas suas flores em estruturas específicas, chamadas de nectários. Contudo, várias espécies de plantas também podem apresentar nectários longe das flores, os chamados "nectários extraflorais". Essas estruturas podem ser encontradas em vários locais, como folhas e brotos. Durante a sua procura por alimento, formigas se deparam com esses nectários e passam a se alimentar do néctar produzido, a eles retornando repetidamente. Durante essa atividade, as formigas acabam patrulhando essas plantas e defendendo-as contra potenciais herbívoros, como lagartas e percevejos. Esse tipo de interação entre formigas e plantas com nectários extraflorais pode ser categorizado como: a) epifitismo. b) mutualismo. c) colonialismo. d) predação. e) parasitismo
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
É uma relação de mutualismo, pois ambos os seres são beneficiados. As plantas oferecem o néctar e, em troca, são protegidas contra o herbivorismo.
respondido por:
34
A alternativa correta é a letra b), ou seja, mutualismo.
Vamos aos dados/resoluções:
PS: É sabido que é uma questão sobre as relações ecológicas e mecanismos de coevolução, logo:
Com isso então, vemos que as formigas, por exemplo, conseguem alimento e na defesa contra a herbivoria, protegem as plantas contra outros mecanismos desarmônicos.
Portanto, uma relação que permite a sobrevivência de ambas as espécies pode ser plenamente compreendida como Mutualismo, já que nenhuma das outras alternativas dá vazão a compreensão semelhante.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás