• Matéria: Contabilidade
  • Autor: VinnyYT
  • Perguntado 7 anos atrás

Preciso de um texto de uma folha e meia (caderno escolar) sobre acidentes de trabalho no brasil e no mundo

Respostas

respondido por: danerute
1

Resposta: Acidente de trabalho no Brasil e no Mundo

    Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.  

    O acidente do trabalho será caracterizado tecnicamente pela perícia médica do INSS, mediante a identificação do nexo entre o trabalho e o agravo. Considera-se estabelecido o nexo entre o trabalho e o agravo quando se verificar nexo técnico epidemiológico entre a atividade da empresa e a entidade mórbida motivadora da incapacidade, elencada na Classificação Internacional de Doenças (CID).

    Essas estatísticas alarmantes colocam o Brasil à frente no ranking dos países com maior número de acidentes no trabalho. Em todo o mundo, há ainda de acordo com a OIT, no mundo tem 270 milhões de vítimas de acidentes de trabalho, o setor que apresenta mais casos é o da construção civil.

    O fato é que as mortes, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são uma questão de saúde pública muitas vezes "invisível", e até "naturalizada", dizem os especialistas. No Brasil, quarta posição no ranking mundial, a Previdência Social registra por ano cerca de 700 mil casos, e, segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o país chega a contabilizar uma morte por acidente em serviço a cada três horas e 40 minutos.

    De acordo com dados da Previdência oficial, entre 2014 e 2018 foi registrado no Brasil 1,8 milhão de afastamentos por acidente de trabalho e 6,2 mil óbitos. Na Bahia, esse número foi de 44.800 afastamentos e 272 mortes.

   Com o objetivo de fortalecer a participação e o controle social nesta área, será realizada amanhã, via vídeo e web conferência, atividade preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde – e 10ª estadual. Organizado pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt), o evento acontece no Instituto Anísio Teixeira, na Paralela, às 8h30.

    De acordo com a diretora de vigilância e atenção do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat), Letícia Nobre, entre as finalidades do encontro estão a de mobilizar diversos atores da sociedade em torno de "algo grave e bastante complexo".

"Esse é um assunto bem amplo, um problema de saúde pública importantíssimo, que fica completamente invisível ao grande público, aos gestores (de empresas e organizações), algo muito naturalizado. Como se o trabalhador sair de casa e se acidentar ou morrer fosse algo normal. É preciso uma compreensão maior do que é acidente, o porquê de eles acontecerem, e o motivo de não se adotar medida de prevenção e segurança. A irresponsabilidade e negligência em relação à gestão da saúde e segurança no trabalho é imensa no Brasil".

Ainda e muito altos os números apresentados, se multiplicados por 10, 100 vezes, diz, ainda assim não dariam conta do tamanho do estrago, são dados oficiais, ou seja, representam apenas o universo de trabalhadores com carteira assinada e os direitos garantidos pelo regime celetista. Portanto, é preciso muita informação e investimento em educação para reverter essa situação.

    Pode-se afirmar que na Bahia centenas de trabalhadores morrem todos os anos e muitos milhares são mutilados e sequelados em razão da negligência das empresas, no tocante à proteção da saúde e segurança dos trabalhadores, nos diversos ramos de atividade econômica.

     Das ocupações associadas aos óbitos, a categoria do trabalhador agropecuário é a com mais eventos, respondendo por 9,8%; seguida de motorista de caminhão, técnico de enfermagem, servente de obras, pessoal de linha de produção, faxineiro, enfermeiro, ajudante de motorista, pedreiro e mecânico.

    É insuficiente para fiscalizar os mais de sete milhões de empresas espalhadas pelo país. Os auditores fiscais do trabalho vêm reivindicando concurso público para o preenchimento de mais de 1,2 mil cargos vagos na carreira e a ampliação do quadro para atender às demandas do mundo do trabalho.

   

Referência  

Acidente do trabalho conceito e caracterização, Equipe Guia Trabalhista.

Fábio Bittencourt, Brasil ocupa quarta posição no ranking de acidentes de trabalho, Atualizado em: 12/05/2019 às 15:24

Explicação:

Perguntas similares