• Matéria: Pedagogia
  • Autor: guigostoso07
  • Perguntado 7 anos atrás

Tendo em vista suas leituras, estudos, problematizações das videoaulas e, em especial, o texto Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos, de Maria da Glória Gohn, leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa incorreta.



Lembre-se de que, neste texto, a partir de um referencial da crítica feminista, dos estudos pós-coloniais, da pedagogia freireana e dos fundamentos da investigação da ação participativa, apresenta-se a reflexão sobre a produção e transmissão de conhecimento fora dos contextos institucionais de educação. Neste texto reveem-se conceitos e procura-se estabelecer a sua raiz paradigmática. Ao mesmo tempo, procura-se compreender como práticas novas, advindas tanto da sociedade civil como da sociedade política, no campo do associativismo e das políticas públicas, entroncam em processos de educação não formal. Trata-se de processos participativos em movimentos populares, ONGs e outras entidades civis (fundações, associações, cooperativas etc.), desafiados à promoção de uma educação cidadã, participativa e emancipatória.

O aprendizado "instrucionista" contido nos métodos tradicionais das escolas, ou nas estruturas mais antigas das chamadas educação por correspondência (baseada no exercício de manuais escritos) ou nas orientações da educação permanente (que preconizava a adição de conteúdos extraescolares para completar o que não se aprendia nas escolas), tem sofrido críticas ferozes, demolidoras (...)
O debate atual sobre a aprendizagem situa-se num plano de horizontes e perspectivas, envolvendo, necessariamente, a questão da educação, da cultura e formação dos indivíduos (e não apenas preparação), das redes de compartilhamento e como se dá o próprio processo de conhecimento (...)
Com o desenvolvimento tecnológico, a sociedade atua em rede e novos processos de aprendizado têm sido criados, reciclados ou clamados como necessários. Por isso mesmo, a Educação Não Formal é cada vez mais desvalorizada (...)
Os teóricos da democracia participativa defendem a tese de que há uma inter-relação entre os indivíduos e as instituições, uma vez que a participação tem uma função educativa e os indivíduos são afetados psicologicamente ao participarem do processo de tomada de decisão, o que só é possível a partir do momento em que eles passam a tomar parte nos assuntos públicos e a levar em consideração o interesse público (...)

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
5

A alternativa incorreta é a letra D: Com o desenvolvimento tecnológico, a sociedade atua em rede e novos processos de aprendizado têm sido criados, reciclados ou aclamados como necessários. Por isso mesmo, a Educação Não Formal é cada vez mais desvalorizada (...)

A Educação Não Formal não é desvalorizada, a aprendizagem por meio de convivío social, em processos participativos é de grande importância.

A Educação Não Formal é aquela que acontece fora do ambiente escolar, sem uma estrutura formal de aprendizagem.

Para Grohn a educação não formal é constituída por:

1. Aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos;  

2.Capacitação dos indivíduos para o trabalho;  

3. Capacidade dos indivíduos se organizarem com objetivos comunitários;

4. Aprendizagem dos conteúdos da escolarização formal.

Abraços!


mcasm: Tendo em vista suas leituras, estudos, problematizações das videoaulas e, em especial, o texto Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos, de Maria da Glória Gohn, leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa incorreta.
Perguntas similares