Qual foi a importância dos imigrantes para o movimento Operário no Brasil?Por que muitos deles chegaram a ser deportados?
Respostas
Os imigrantes foram muito importantes na luta por direitos, até porque eles representavam uma boa parte dos trabalhadores, especialmente em São Paulo. Também trouxeram ideologias que ajudaram no movimento. Alguns chegaram a ser deportados por causa da Lei Adolfo Gordo, que determinava a expulsão do país de imigrantes que participassem de greves.
Os imigrantes brasileiros foram importantes para o movimento operário no Brasil porque, porque vieram em sua maioria da Europa, onde a organização dos trabalhadores já estava mais avançada e baseada nos princípios anarquistas e comunistas.
Alguns imigrantes foram expulsos por serem considerados uma ameaça à ordem e segurança nacional, já que lideravam greves que causavam transtornos para os governos e para os donos das fábricas.
Na Europa, o processo de Revolução industrial já estava acontecendo desde o século anterior, onde os trabalhadores já estavam mais organizados para lutarem por seus direitos.
Com a vinda para o Brasil e a sua exploração dentro das fábricas, estes trabalhadores deram início a movimentos de luta pela melhoria das condições de trabalho, locais onde trabalhavam sem nenhuma garantia legalizada, pois antes da imigração, a mão de obra era escrava.
Foram responsáveis por formar associações de trabalhadores que resultariam na formação dos futuros sindicatos. Estas associações foram ganhando força e destaque até que surgiram as primeiras greves no Brasil, dando início ao movimento operário no país.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/17966764