• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

“A Era Vargas foi palco das primeiras investidas dos novos métodos de ensino, preconizando a centralidade na criança e na sua iniciativa no processo de aquisição do conhecimento. Mesmo que inicialmente restrito, porque atendendo a uma camada da população, esse ensino renovado se sedimentou, atingindo amplos setores educacionais. ”
O autoritarismo do governo varguista coexistiu com a discussão no campo educacional dos intelectuais e novas perspectivas pedagógicas. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:

A Em 1932, intelectuais brasileiros lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova com princípios liberais e um amplo programa educacional. B O governo de Getúlio Vargas, com seu caráter centralizador, extinguiu as discussões educacionais, enfatizando um ensino dialógico ligado à iniciativa privada.
C As instituições escolares no governo varguista romperam com as orientações cívicas e patrióticas da Primeira República.
D Em 1930, Getúlio Vargas e o ministro Francisco Campos extinguem o Ministério da Educação e Saúde, relegando suas funções à iniciativa privada.
E Gustavo Capanema, ministro da Educação e Saúde, retirou os investimentos estatais do ensino técnico-profissionalizante, pois este era contrário às intenções governamentais.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
0

A alternativa correta é a letra A: Em 1932 intelectuais brasileiros lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova com princípios liberais e um amplo programa educacional.

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi escrito em 1932, ainda no governo Vargas cujo objetivo era apresentar um programa educacional a partir da visão de diferentes intelectuais.

Os intelectuais da época apresentavam diferentes visões ideológicas. O documento foi assinado por nomes como Anísio Teixeira, Cecília Meireles, Roldão Lopes de Barros, Lourenço Filho, etc.

O documento apresentava medidas que deveriam ser adotadas pelo Estado como uma escola laica, gratuita e pública.

Abraços!

Perguntas similares