Respostas
Resposta: sociedade primitiva
A expressão sociedade primitiva tem um sentido muito preciso nas correntes evolucionistas, designando as sociedades que representam os primórdios da civilização. Primitivas são, assim, as sociedades e as culturas tidas como elementares e originais.
Segundo Spencer, as sociedades evoluiriam dos estados primitivos (homogéneos) aos estados modernos pela diferenciação das partes e a especialização das funções.
Torna-se, portanto, natural que, de acordo com a perspetiva evolucionista, se considere como inferiores e selvagens as sociedades anteriores à civilização, definidas por aquilo mesmo que não possuem e que permitiu às outras sociedades tornarem-se civilizadas: a escrita, um conjunto de ideias, valores, leis, artes, técnicas e condições materiais que possibilitaram a urbanização, o surgimento de um domínio político e do Estado, o ensino, etc.
As sociedades ditas primitivas são, neste sentido, sociedades mais simples, ou sociedades sem Estado. Segundo Clastres, a ausência de Estado nas sociedades primitivas não equivale a uma ausência do político; "a sociedade primitiva - diz Clastres - exerce um poder absoluto e completo sobre tudo o que a compõe."