A estratégia por trás dos bares da Corona em São Paulo
Marca investe em experiência para potencializar seu recall e associar produto com conceitos de praia e o mundo do surf
No final do último mês de janeiro, a Corona abriu mais um bar proprietário em São Paulo. A unidade do Largo da Batata, em Pinheiros é o segundo da marca, que em dezembro de 2019 inaugurou o “Vista Corona” na Galeria Copan, região central da cidade. Ao apostar nesses pontos de venda, a cerveja tenta exprimir suas características por meio de experiências que se conectam com a estratégia de comunicação traçada por Corona.
De acordo com a empresa, a ideia é celebrar o estilo ao ar livre que está associado ao produto e criar um ambiente onde os paulistanos possam escapar da rotina de uma das capitais “mais estressantes do mundo”. O outro aspecto está associado ao esporte. Os bares contam com uma programação voltada para a cultura do surf, com a exibição de campeonatos no Brasil e no mundo e exposições fotográficas gratuitas, além de funcionar como ponto de partida para surf trips para o litoral paulistano organizadas pela Corona.
Além disso, o espaço tem capacidade para 180 pessoas e, em parceria com a Surf’s Up Club, também abriga uma estação de aluguel de pranchas. O cardápio conta com petiscos e pratos naturais, além do único chopp fresco da marca no mundo. Na entrevista jogo rápido abaixo, o gerente de marketing da Corona, João Pedro Zattar, revela os detalhes da estratégia.
Meio & Mensagem – De que maneira a iniciativa está conectada com o posicionamento da marca?
João Pedro Zattar – Em sua chegada ao Brasil, Corona começou a dar vida a este conceito por meio dos eventos Corona Sunsets, que são festas ao pôr do sol, com destaque para os Réveillons nas praias mais lindas do Nordeste. O passo seguinte foi nos mobilizarmos também para conservar esses paraísos naturais. Para isso, nos juntamos à Parley for the Oceans e realizamos em 2019 mais de 25 ações de conscientização e mutirões para a coleta de plástico e demais resíduos deixados nas praias. Com a abertura do Vista Corona, nós oferecemos mais uma experiência às pessoas que, assim como nós, são apaixonadas por praia, mas vivem na cidade. A ideia foi criar um oásis oferecido por Corona no coração de São Paulo, onde o clima de verão dura o ano todo.
Ciclo Avaliativo 1
Caro aluno para realizar essa atividade leia a matéria completa e desenvolva suas contribuições baseando-se no livro da disciplina e nas nossas aulas.
Explique o tipo de estratégia adotada pela Corona, posicionamento, segmentação de mercado e público-alvo.
Respostas
respondido por:
12
Estratégia: Tornar o ambiente do bar propício a fuga da realidade de grandes cidades, de forma a trazer ideia de proximidade por meio da alusão a esportes.
Posicionamento: desfronteriza-te, realizando a alusão das dimensões que a bebida alcança.
Segmentação: Bebidas com álcool e lazer.
Público-alvo: Toda faixa etária maior de idade que seja adepta ao uso de bebidas com álcool e lazer com finalidade de lazer.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás