De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, p.22) – PCN´s – o ensino de Língua Portuguesa resulta de três articulações variáveis:
a) o aluno, que é o sujeito da ação de aprender;
b) os conhecimentos operados nas práticas de linguagem, ou seja, os conhecimentos linguístico-discursivos envolvem as práticas pedagógicas em sala de aula;
c) e a mediação do professor, que faz a intervenção entre o conhecimento e o sujeito, ou seja, é o professor que vai desenvolver a prática educacional visando à aprendizagem do aluno.
Para isso, é imprescindível que o professor trabalhe com atividades em sala de aula que proporcionem o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da produção de textos, sempre tendo em vista as quatro habilidades comunicacionais básicas: falar, ler, ouvir e escrever.
Diante dos avanços que já houve no ensino da Língua Portuguesa, como o professor pode promover, em sala de aula, atividades que favoreçam o domínio efetivo da linguagem quanto oralidade, leitura e a produção de texto?
Respostas
respondido por:
0
O professor de Língua Portuguesa deve promover um ensino que valorize o protagonismo do aluno.
É papel do profissional oferecer atividades que estimulem o pensamento crítico dos estudantes, realizando uma avaliação formativa, em que o aluno consegue colocar em prática tudo o que aprendeu.
A educação é fundamental para a sociedade e o professor tem papel imprescindível nesse contexto. Por isso deve realizar um plano de aula que enriqueça uma formação cidadã.
Abraços!
brunagazoni:
Obrigada pela resposta acabei vendo depois de já ter elaborado outra, mas me ajudou a clarear as ideias.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás