Algumas organizações buscam padronização e controle. Outras, preferem ser mais flexíveis, reduzir o controle e a hierarquia da empresa. Alguns autores, como Mintzberg, sugerem que cada estrutura é eficaz para um tipo de negócio. Pensando nisso, algumas organizações acabam resistindo a possíveis mudanças em suas estruturas organizacionais a fim de manter a ordem e o bem-estar não só da organização, como dos trabalhadores. Com base nisso, leia o texto abaixo e responda às questões seguintes. Uma empresa na área de distribuição de alimentos iniciou suas atividades com apenas uma unidade localizada no interior de Minas Gerais. Acompanhe na imagem a seguir a estrutura da empresa e seu crescimento ao longo de 15 anos. Para resolver esta situação, o presidente da empresa decidiu contratar você para auxiliá-lo em uma possível solução para a estrutura da empresa, desde que não perdesse a característica de ser plana, ou seja, poucos níveis hierárquicos. Qual solução você adotaria para o presidente ganhar a “liberdade” desejada? Quais os efeitos positivos e negativos que você considera que sua ação vai promover?
Respostas
A solução adotada para o presidente ganhar a “liberdade” desejada seria dividir as equipes de forma aos membros trabalharem na mesma função, oferecendo benefícios por destaques e metas batidas.
Dentre os efeitos positivos que essa ação pode atingir, pode-se citar:
- os funcionários se fiscalizariam entre si.
Dentre os efeitos positivos que essa ação pode atingir, pode-se citar:
- se não for bem aplicado pode gerar alta produção, mas com baixa qualidade.
Bons estudos!
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Acrescentar mais uma camada de gestão hierárquica, criando a função de um diretor (ou vice-presidente executivo) para cada 6 unidades. Assim o gestor de cada CD reportava a esse diretor “regional”, e os diretores reportariam-se ao presidente.
Vantagem: redução da sobrecarga de trabalho, possibilitando melhor atuação da gestão, garantindo qualidade no trabalho e nos resultados; a possibilidade de reconhecer talentos dentro da equipe para novas funções.
Desvantagem: a verticalização hierárquica, se não for bem administrada pode provocar o distanciamento das pessoas que contribuem para que a organização tenha sucesso e os processos podem se tornar mais burocráticos, as decisões mais lentas e os custos mais altos. O risco de não ter pessoal interno capacitado e buscar pessoas de fora da instituição.