Eu trabalhava muito e dava pouca atenção aos meninos, quando pequenos. Quando ele disse que ia pra praia eu fiquei preocupada. Agora meu filho não voltou vivo pra casa, morreu soterrado. Se eu tivesse perguntado mais vezes onde que ele ia ficar, jamais iria deixar ele ir pra dormir no barranco. Eu ia desconfiar né?
Pediu dinheiro emprestado e eu não quis dar, pra ver se ela aprendia a se virar, sabe? Agora, eu não sabia que ela estava assim, pegando trabalho extra pra pagar agiota. Aí morre com o carro caindo no barranco, Tudo bem que com a enchente não dava pra ver nada. Mas ela devia estar cansada já faz tempo.
Acho que mataram ele, ele tava devendo dinheiro pros caras da boca aqui no bairro. O R. disse que ele quis nadar na chácara e caiu no lago, a mesma história ele contou pra polícia. Não sei, eu não estava junto pra proteger meu filho. Dói imaginar que ele deve ter pedido ajuda e ninguém socorreu.
Os relatos acima revelam a dificuldade que os familiares encontram a lidar com a perda de pessoas vítimas de acidentes. Analise as proposições abaixo que representam os aspectos envolvidos no acolhimento de familiares de vitimados que o Psicólogo deve considerar, bem como a relação que existe entre as proposições:
I. O sentimento de que faltou algo na educação/orientação dos filhos que sofrem acidentes e morrem muitas vezes acomete os pais de uma tristeza e apatia muito grandes das quais eles tem muita dificuldade em se recuperar. É comum acontecer o desleixo com a própria saúde a partir do acidente e o desenvolvimento de doenças e agravos de saúde em parte provocadas (alcoolismo e diabetes adquirida por exemplo)
PORQUE
II. A culpa que sentem por se sentirem responsáveis pela morte dos filhos fica insuportável, então procuram se castigar para tentar pagar pelo seu erro e mostrar que não são merecedores de continuar vivendo. Desejam pagar com a vida a morte do filho, há um sentimento de raiva de si mesmo e fracasso.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Respostas
respondido por:
53
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
respondido por:
4
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás