• Matéria: História
  • Autor: tiagoprimitivogames
  • Perguntado 6 anos atrás

A globalização afetou os estados nacionais, entre outros aspectos, em relação à 'identidade coletiva' e, consequentemente, à 'legitimidade democrática' (Habermas), seja pela difusão de uma cultura de massas, seja pela emergência de subcultura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 94 .

Considerando o fragmento e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos aspectos negativos decorrente da globalização.

A Desconsideração do papel de organismos supranacionais da globalização na vida social.
B
Estímulo à emergência de fenômenos identitários em vários contextos socioculturais.

C Incentivo ao direito à identidade construída com base na diferença.
D
Reconhecimento e a valorização das pessoas participantes da comunidade escolar.

E
Ameaça de destruição da cultura nacional e produzir a fragmentação da sociedade nacional

Respostas

respondido por: adnedossantosvi
14

Resposta: RESPOSTA LETRA E

Explicação:


sheillaparreira: letra E
respondido por: maarigibson
16

A alternativa correta é a E.

Com a globalização, as relações culturais passam a ser massificadas, com os movimentos de resistência e disseminação da cultura original de determinado lugar seguindo o movimento de contra cultura.

Assim, a ameaça da destruição da cultura nacional por causa da globalização é real e se apresenta como um dos aspectos negativos dessa forma de comunicação que surgiu no século XX, sendo preciso atentar para a construção de uma forte identidade nacional.

Perguntas similares