Carl Orff foi um pedagogo cujo trabalho alcançou um grande número de países, sendo aplicado até os dias atuais e servindo de embasamento a métodos criados posteriormente. Na década de 1920, Orff criou o método que leva seu nome. Uma importante influência, foi o método Dalcroze. Que elementos você pode apontar que mostram pontos em comum na pedagogia de Orff e Dalcroze? Explique os fundamentos da metodologia Orff e o que ela trouxe de inovador naquele momento.
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Resposta:
Boa noite.
A resposta para a questão solicitada é:
O alemão Carl Orff (1895/1982), foi um dos compositores mais destacados do século XX, a sua maior contribuição se situa na área da pedagogia musical, com o método Orff de ensino musical. O instrumental Orff, é composto por uma família de xilofones, uma família de metalofones, tambores, pratos, platinelas, pandeiros, maracas, violas de gamba e flautas doce. Orff criou um centro de educação musical para crianças e leigos em 1925, no qual trabalhou até 1982. A essência do Método de Orff, era fazer com que, as crianças tivessem contato com diversos instrumentos, começam imitando e repetindo, depois são levadas a reagir a um estímulo, contrapondo a ele outro, semelhante ou contrastante, e finalmente a liberdade de improvisar livremente.
Orff: sensibilizar todas as crianças para a música (criação e audição), mostrando um caminho de conhecimento e prazer através da experiência musical pessoal.
O autríaco Emile Jacques Dalcroze (1865/1950), foi o criador de um sistema de ensino musical baseado no movimento corporal expressivo, que se tornou mundialmente difundido a partir da década de 1930. Por sua pedagogia musical, influenciou toda uma geração, tornando-se o precursor dos chamados Métodos Ativos de Aprendizagem, que é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno como agente principal responsável pela sua aprendizagem.
Dalcroze: integrar o movimento corporal na vivência musical e na performance, tornando-a mais expressiva.
Pontos comuns aos autores estudados:
A integração da música com outras formas de expressão, como a linguagem falada e a dança; Valorização dos processos de aprendizagem, mais do que dos resultados; O movimento e o corpo são inseparavelmente integrados ao fazer musical; Tendência à democratização, à laicização, à dessacralização da música. Procura-se não excluir ninguém, proporcionando ao maior número possível de pessoas o acesso ao universo da música: a música é para todos.
“O tempo investido em estudos nos ajuda a definir a vitória sobre nossas batalhas”. Helgir Girodo.
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