Leia o trecho a seguir:
“Em Linguística, dêitico refere-se ao elemento linguístico que não tem sentido por si só, pelo que a sua função é fazer referência, num enunciado, à situação, ao momento de enunciação ou aos interlocutores”. Um exemplo da presença de dêitico acontece com o uso de pronomes demonstrativos.
Fonte: INFOPÉDIA. Dêitico. IN: Dicionário infopédia da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora, 2003-2019. Disponível em: Acesso em 08/09/2019. (Adaptado).
Considerando essas informações e o estudo realizado a respeito da coesão entre os termos das orações com o uso de referência textual, explorando dêitico representado por pronome demonstrativo, temos a frase:
A)“É necessário que esta agenda esteja sempre no meu material”.
B)“Suas notas melhoraram”.
C)“Gostava de balas de hortelã. Comprava-as constantemente”.
D)“Minhas anotações estão aqui”.
E)“Ele sempre estava desanimado”.
Respostas
respondido por:
112
A frase que explora o sentido dêitico e o uso dos pronomes demonstrativos , é a frase da Letra A.
Na frase “É necessário que esta agenda esteja sempre no meu material”, o pronome demonstrativo da frase é "esta", que está conjugado na terceira pessoa.
Vemos que o uso desse pronome traz uma função dêitica pois o pronome "esta", por si só, não possui sentido, não traz um significado que conseguimos entender. Ele precisa de palavras para complementarem seu sentido, como é o caso da palavra agenda, que complementa o sentido de "esta" na frase.
respondido por:
46
Resposta:
A)“É necessário que esta agenda esteja sempre no meu material”.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás