Considere o texto abaixo: O povo brasileiro pagou, historicamente, um preço terrivelmente alto em lutas das mais cruentas de que se tem registro na história, sem conseguir sair, através delas, da situação de dependência e opressão em que vive e peleja. Nessas lutas, índios foram dizimados e negros foram chacinados aos milhões, sempre vencidos e integrados nos plantéis de escravos. O povo inteiro, de vastas regiões, às centenas de milhares, foi também sangrado em contrarrevoluções sem conseguir jamais, senão episodicamente, conquistar o comando de seu destino para reorientar o curso da história. Ao contrário do que alega a historiografia oficial, nunca faltou aqui, até excedeu, o apelo à violência pela classe dominante como arma fundamental da construção da história. O que faltou, sempre, foi espaço para movimentos sociais capazes de promover sua reversão. (RIBEIRO, D. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 25-26) Com base nesse texto e nos conhecimentos sobre formação populacional brasileira, escreva um texto de no máximo 12 linhas, estabelecendo um paralelo entre a formação histórica da população brasileira e a realidade política, econômica e social dessa população hoje.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
respondido por:
42
A formação histórica da população brasileira atual pauta-se na miscigenação racial, pelo fato de que povos vindos da Europa e África foram determinantes no processo de formação étnico-racial do Brasil.
Todavia, a escravidão tornou-se um fator determinante e estrutural nesta formação, por conta dos escravos trazidos da África que trabalhavam nos engenhos em condições sub-humanas, o que resultou na formação do preconceito e discriminação que perduram até os dias de hoje na sociedade.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás