A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Essa característica geográfica se expressa, [desde] o final do século XX, na formação de blocos econômicos em todo o mundo. (Oliveira U. A mundialização do capitalismo e a geopolítica mundial no fim do século XX. In: Geografia do Brasil. ROSS, J. (org.). São Paulo: EDUSP, 2000, p.125). Em um texto de no máximo 10 linhas, defina o que são blocos econômicos, explicite as razões para sua criação e exemplifique com dois blocos atuais, localizando-os geograficamente.
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
Os blocos econômicos são vistos como a soma de forças de dois ou mais países que possuem objetivos comuns, como a livre circulação de capitais, pessoas, serviços e mercadorias.
Dentre as principais razões para a criação de um bloco econômico, podemos citar:
- necessidade de criar laços sociais e econômicos.
- intercâmbio em ciência, tecnologia e inovação.
- formação de parcerias estratégicas.
Por fim, seguem dois exemplos de blocos econômicos:
Mercosul - fica localizado na América do Sul (Continente Americano).
União Europeia - fica localizada na Europa.
Cuide-se bem!
Resposta:
Na década de 1950, originou-se o Mercado Comum Europeu (MCE), que em 1993 se configurou como União Europeia. Desde 2004, a União Europeia engloba mais de 25 países da Europa com perspectiva de ampliação, se os países candidatos preencherem os requisitos necessários: uma economia de mercado consolidada, controle sobre o déficit público e liberdade democrática
Explicação: