A estrutura molecular que compõe as fibras dos tecidos define o comportamento deles, como maciez, absorção de umidade do corpo e tendência ao encolhimento. As fibras de algodão contêm, em maior proporção, celulose, um polímero carboidrato natural. Já os tecidos sintéticos de poliéster têm propriedades diferentes do algodão. O poliéster é uma classe de homopolímeros e copolímeros que contém o grupo funcional éster na sua estrutura, como o politereftalato de etilenoa) Tecidos de algodão absorvem muito bem a umidade, diferentemente do poliéster. Com base nas estruturas químicas mostradas, escreva um texto explicando a razão pela qual a fibra do algodão apresenta essa propriedade.
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Respostas
respondido por:
8
Isso ocorre pois na molécula da celulose temos muitos grupos hidroxilas.
Podemos observar que ambas as moléculas descritas possuem heteroátomos, portanto, ambas, teoricamente são mais polares que hidrocarbonetos simples, havendo assim, uma maior interação delas com a água.
Todavia vemos que na celulose, lá um maior número de heteroátomos na forma principalmente de hidroxilas, fazendo com que sua interação com água seja maior.
Além disso no poliéster, a posição dos oxigênios faz com que eles façam ressonância com o anel, estando menos propenso a interagir com a água.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás