• Matéria: Química
  • Autor: MariStyles4936
  • Perguntado 7 anos atrás

- A biodegradação da matéria orgânica produz substâncias húmicas, nas quais os principais componentes são osácidos húmicos. Estes correspondem a diversas estruturas complexas, que possuem na maioria substituintesfenólicos (pKa = 8) e carboxílicos (pKa = 4). Além de alterar o pH do meio, também são capazes de se ligar a íonsmetálicos formando coloides. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:1. A presença de substâncias húmicas torna o pH menor que 7.2. A presença de substâncias húmicas ligadas a íons metálicos é detectada pelo turvamento do meio.3. O valor medido de pH 6 em uma amostra indica que praticamente todos os substituintes fenólicos estãoprotonados, enquanto que os substituintes carboxílicos estão desprotonados.4. O valor medido de pH 4 em uma amostra indica que 50% dos substituintes carboxílicos estão protonados.Assinale a alternativa correta.a) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

#UFPR
#VESTIBULAR

Respostas

respondido por: amandadh
1

A opção correta é e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

O PH de um meio é determinado por sua composição de acidez ou basicidade, para o PH < 7 temos uma composição ácida, PH = 7 neutra e PH >7 a composição será básica.

A formação de coloides causa o turvamento do meio, assim é possível saber se há a presença de substâncias húmicas ligadas a íons metálicos.

O PH = 6 (ácido) indica o favorecimento da protonação dos substituintes fenólicos pois o seu pKa equivale a 8 (metade protonada e metade desprotonada), e como pKa = 4 dos substituintes carboxílicos todos estarão desprotonados.

Para o PH = 4 os substituintes carboxílicos estarão 50% protonados.

Bons estudos!

Perguntas similares