A figura 1 apresenta um esquema da organização do sistema nervoso autônomo e a figura 2 um esquema da sinapse entre o axônio de um neurônio motor e uma fibra muscular estriada esquelética (junção neuromuscular). a) Nomeie os neurotransmissores 1, 2 e 3. b) Qual é o efeito do neurotransmissor 3 sobre fibras musculares estriadas cardíacas? c) Qual é o efeito do neurotransmissor 1 sobre fibras musculares estriadas cardíacas?
#UFPR
#VESTIBULAR
Respostas
a) Os neurotransmissores 1, 2 e 3 são: Noradrenalina, Acetilcolina e Acetilcolina.
Noradrenalina principal função é manter a pressão sanguínea em níveis normais, influencia no humor, ansiedade, sono e alimentação.
Acetilcolina envolvido na memoria e na aprendizagem atua em diversas partes do corpo, mas seus principais efeitos são no sistema cardiovascular. Faz com que o sangue corra mais depressa nas veias, reduz frequência cardíaca e contrações musculares.
b) O efeito do neurotransmissor 1( Acetilcolina), atua na redução da frequência e da potência das contrações das fibras musculares estriadas cardíacas, conhecida com Bradicardia.
Bradicardia, causa danos no organismo, pois a circulação do sangue fica menor e não consegue levar oxigênio as células. Alguns sintomas cansaço, tonturas, perdas de memoria.
c) O efeito do neurotransmissor 1( Noradrenalina), atua no aumento da frequência e da potência das contrações das fibras musculares cardíacas, que leva a taquicardia.
Taquicardia é o aumento da frequência cardíaca pode começar nos ventrículos (câmeras inferiores do coração) e átrios (câmeras superiores).
Alguns sintomas: falta de ar, tontura, fraqueza, vibração no peito, desmaio e atordoamento.
Resposta:
a) Os neurotransmissores 1, 2 e 3 são respectivamente: noradrenalina, acetilcolina e acetilcolina.
b) O neurotransmissor acetilcolina (3) produz a redução da frequência e da potência das contrações das fibras musculares estriadas cardíacas, fenômeno denominado bradicardia.
c) O neurotransmissor noradrenalina (1) causa o aumento da frequência e da potência das contrações das fibras musculares cardíacas, isto é, provoca a taquicardia.
Explicação: