Respostas
Resposta:
Apesar da pacífica no início, a partilha da África foi alvo de desentendimentos entre os países europeus, e assim, tornou-se uma das causas relacionadas ao início da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).
Enquanto França e Inglaterra garantiram um vasto território, repleto de matéria-prima para exploração, Alemanha e Itália amargaram pequenas áreas, sem muito o que extrair para gerar lucros.
Por estes, e outros motivos, como o sentimento nacionalista de muitos países e o acirramento da disputa pelo mercado, formaram-se os dois blocos que protagonizaram a guerra.
De um lado, a Tríplice Aliança (Itália, Alemanha e Áustria), de outro, a Tríplice Entente (França, Rússia e Inglaterra). A África, que por sua vez, estava repleta de colônias desse país, se viu em meio às disputas, inclusive, com integração entre nativos e exércitos nacionais nos frontes de batalha.
Ao final dos conflitos, França e seus aliados saíram vencedores, assim, a divisão da África nos moldes da Conferência de Berlim, durou até o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A partir daí, os movimentos de independência começaram a ganhar espaço, reconfigurando todo território.
Explicação: