2/10 - Planejamento e Gestão Estratégica
“A aceleração da economia, a partir da Revolução Industrial [...], fez com que tanto o planejamento quanto as estratégias revelassem a necessidade de desenvolver métodos e técnicas que resolvessem os impasses oriundos de aspectos que podemos listar como condições mercadológicas de complexidade, crise e seletividade.”
Fonte: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012.
Acerca desses três últimos termos do enunciado, analise as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) As crises — que decorrem de desequilíbrios sociais, culturais, ambientais e econômicos — são eventos raros, ocorrendo somente em algumas gerações. são uma constante nesse cenário mercadológico, no qual os desequilíbrios sociais, culturais, ambientais e econômicos são uma realidade
( ) A complexidade é algo sempre crescente e está inserida nas relações econômicas, as quais se desenvolveram buscando o controle de preços e do domínio, ou da influência, sobre o mercado.
( ) A seletividade é resultante da crescente conscientização do consumidor. À proporção em que os indivíduos passam a exigir mais, as empresas se veem diante da necessidade de oferecer maior qualidade e variedade de produtos.
De acordo com o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
A
V, F, V.
B
V, F, F.
C
V, V, F.
D
F, V, V.
E
F, F, V.
Respostas
Resposta:
FVV
Explicação:
O gabarito da questão é representado pela letra (D) - F,V, V.
Espero ter ajudado! Bons estudos !
Explicação:
“Observa-se na natureza dessas três condições que a complexidade é algo sempre crescente e está inserida nas relações econômicas, as quais se desenvolveram buscando o controle de preços e do domínio, ou da influência, sobre o mercado. Já as crises são uma constante nesse cenário mercadológico, no qual os desequilíbrios sociais, culturais, ambientais e econômicos são uma realidade. No que se refere à característica da seletividade, é perceptível que ela é resultante da também crescente conscientização do consumidor. Assim, à proporção em que os indivíduos passam a exigir mais, as empresas se veem diante da necessidade de oferecer maior qualidade e variedade de produtos.”
Referência: SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 144-145.