• Matéria: História
  • Autor: hayannemonteirodelim
  • Perguntado 7 anos atrás

Resposta da 2 a 5 pls. E outra atividade da 3 a 5. Me ajuda vai.

Anexos:

Respostas

respondido por: cleandromendeslm
0

Resposta:

2.  Justiniano combateu o poder local dos grandes proprietários de terra e estabeleceu leis sólidas e eficazes, cujo cumprimento era rigorosamente fiscalizado pela burocracia, que contava com os militares.

Em seu governo, foi redigido o Corpus Juris Civilis, um sistema de leis básico que afirmava o poder ilimitado do imperador e, ao mesmo tempo, garantia a submissão dos escravos e colonos a seus senhores.

3. Um movimento contra o imperador Justiniano, provocado pelos seus inimigos políticos, os aristocratas legitimistas. Uma tentativa de invasão dos bárbaros sobre o que restava do império romano ocidental.

4.No caos podemo afirmar que no império bizantino a religião era a católica apostólica romana. No entanto, com o cisma do oriente, a igreja passou a a ser a católica ortodoxa grega que tem os mesmo precitos da apostólica romana mas com algumas diferenças.

Essas diferenças consistem, basicamente, no fato de que a religião ortodoxa grega é mais radical em costumes que reconhece o primado de honra do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.

Além disso, também há diferenças no que diz respeito as crenças

5. Ao longo de seu reinado, Justiniano conseguiu conter o avanço militar dos persas e búlgaros sob a região balcânica. Logo depois, empreendeu a expulsão dos vândalos do Norte da África. Mais tarde, deu fim à dominação gótica na Península Itálica e tomou a Península Ibérica dos visigodos. Apesar de chegar a reagrupar os antigos domínios da Roma Antiga, Justiniano não conseguiu resistir às novas invasões dos povos germânicos na Europa e a dominação árabe no Norte da África.

No plano político, Justiniano buscou a formulação de leis que se inspiravam nos antigos códigos jurídicos romanos.

Explicação:

Perguntas similares