Carlos é um funcionário da empresa Águia de Ouro, ele ocupa um cargo de Coordenação, de forma que costuma denegrir bruscamente a imagem da empresa diariamente, tanto para os funcionários mais antigos, quanto para os funcionários recém contratados inclusive estagiários, causando constrangimento e desânimo aos mesmos e tornando o clima organizacional extremamente insuportável. Sobre seus conhecimentos de ética profissional e analisando a situação de Carlos, não é possível admitir que:
A- No ambiente de trabalho não é comum que se tenha a chamada ética profissional, onde se supõe que todos os funcionários ajam de acordo com estes princípios.
B- No ambiente de trabalho, deve prevalecer o princípio da tomada de consciência para práticas e atitudes éticas.
C- A chamada “boa ética” nos mostra que, no mundo do trabalho, é preciso ser honestamente íntegro e um fiel seguidor das regras de conduta expressas nas leis documentos de seu ambiente de trabalho.
D- Um problema ético é um problema de desvio de conduta. O caso de Carlos se encaixa nessa situação.
E- Todo e qualquer profissional deve estar atento a manter sua integridade ética em qualquer ambiente de trabalho.
Respostas
Resposta:
LETRA "A"
Nem todas as pessoas agem de acordo com os princípios éticos.
Explicação:
A resposta correta é a letra A) No ambiente de trabalho não é comum que se tenha a chamada ética profissional, onde se supõe que todos os funcionários ajam de acordo com estes princípios.
A ética profissional nada mais é do que o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e que representam imperativos de determinada conduta.
Contudo, a ética é uma palavra de origem grega e que significa propriedade do caráter.
Vale frisar que ser ético é simplesmente agir dentro dos padrões que se espera dentro de uma determinada sociedade e com isso proceder bem além de não buscar prejudicar o próximo.
Ser ético então, é cumprir os valores estabelecidos.
Bons estudos!