Questão 3/10 - Comunicação e Linguagem
Memorando é um documento que “lembra” as pessoas da empresa de determinados acontecimentos. Ele é usado em situações específicas. De acordo com o livro base a palavra memorando resulta de uma adaptação do termo latino memorandum, cujo significado é "o que deve ser lembrado".
Referência: VALLE, Maria L. Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: InterSaberes, 2013, capítulo 4, adaptado.
Sendo assim, leia os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
Os memorandos devem ser utilizados quando:
I. As várias seções e departamentos de uma empresa ou de um órgão público trocarem informações.
II. As filias de uma empresa ou agências trocam informações com a matriz.
III. Os órgãos públicos e governamentais comunicam-se entre si.
A
Os itens I, II e III estão corretos.
B
Apenas os itens I e II estão corretos.
C
Apenas os itens I e III estão corretos.
D
Apenas os itens II e III estão corretos.
E
Apenas o item I está correto.
Respostas
Resposta: Letra A, estão todas corretas.
Explicação: Há dois tipos de memorandos utilizados por empresas e instituições públicos para transmissão de informações oficiais, sendo eles:
Memorando Interno: é utilizado no envio de informações dentro de uma mesma empresa, geralmente utilizado apenas em empresas de porte médio ou grande, micro e pequenas empresas, geralmente, não se atêm a formalidades. Sua utilização se assemelha à de um aviso ou carta circular. É utilizado para o envio de informações a departamentos ou setores da instituição, pessoa jurídica de direito público ou privado.
Memorando Externo: é utilizado no envio de documentos contendo informações concisas, coesas e diretas, entre empresas ou órgãos públicos. Seu uso é menos comum, dado que há outros documentos mais utilizados para esta finalidade, como um ofício, por exemplo.
Apol 100%
Resposta:
A
Explicação:
Os itens I, II e III estão corretos.