• Matéria: História
  • Autor: sherendeise
  • Perguntado 7 anos atrás

qual a historia de socrates

Respostas

respondido por: marianamoura612
8

Resposta:

Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.

Sócrates nasceu em Atenas, Grécia, no ano de 470 a.C. Filho de um escultor e pedreiro e de uma parteira, da sua infância nada se sabe. Em sua juventude, tomou parte de três campanhas militares.

Sócrates costumava passar horas, mergulhado em seus pensamentos. Quando não estava meditando solitário, conversava com seus discípulos, procurando ajudá-los na busca da verdade.

Período Socrático

Antes de Sócrates surgir no panorama intelectual da Grécia, os filósofos estavam voltados para a explicação natural do universo, período que ficou conhecido como “pré-socrático”.

No final do século V a.C. iniciou-se a segunda fase da filosofia grega, que ficou conhecida como "socrática", onde a preocupação de maior vulto se relacionava com o indivíduo e a organização da humanidade.

Esses filósofos passaram a perguntar: O que é a verdade? O que é o bem? O que é a justiça?

Fontes para o estudo de Sócrates

Sócrates não deixou obra escrita. Achava mais eficiente o intercâmbio direto das ideias, mediante perguntas e respostas entre duas pessoas.

Tudo que chegou até nós sobre Sócrates veio através do filósofo Platão, seu discípulo, em cujos Diálogos o mestre figura sempre como personagem central.

As ideias de Sócrates

Para Sócrates sua maior ambição era ser não somente um mestre, mas um benfeitor da humanidade. Desejava ver a justiça social estabelecida em todo o mundo.

Sócrates tinha um meio característico de expressar suas ideias. A fim de transmitir o saber, jamais respondia a perguntas, pelo contrário, fazia perguntas.

Filosofia de Sócrates

O princípio da filosofia de Sócrates está na frase “Conhece-te a ti mesmo”, inscrita no templo de Apolo, em Delfos, para qual deu uma interpretação original.

Para Sócrates, antes de lançar-se em busca de qualquer verdade, o homem precisa se autoanalisar e reconhecer sua própria ignorância.

Sócrates inicia uma discussão e conduz seu interlocutor a tal reconhecimento, através do diálogo. Esta é a primeira fase de seu método, chamada de ironia ou refutação.

Na segunda fase, a maiêutica, Sócrates solicita vários exemplos particulares do que está sendo discutido. Por exemplo, se está procurando definir a coragem, pede descrições de atos corajosos. A maiêutica (técnica de trazer à luz) pressupõe uma crença de Sócrates, segundo a qual:

“A verdade já está no próprio homem, mas ele não pode atingi-la, porque não só está envolto em falsas ideias, em preconceitos, como está desprovido de métodos adequados”.

Derrubados esses obstáculos, chega-se ao conhecimento verdadeiro, que Sócrates identifica como a virtude, contraposta ao vício, o qual se deve unicamente à ignorância. Daí sua famosa frase: “Ninguém faz o mal voluntariamente”.

respondido por: XxclixX
4

Resposta:

Sócrates foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Um dos fundadores da filosofia ocidental.

Sócrates tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética, e é este Sócrates platônico que legou seu nome a conceitos como a ironia socrática e o método socrático.

Ele nasceu em Alópece e morreu em Atenas Clássica, 399 antes de Cristo.

Ele escreveu o livro Protágoras.

Ele participou da criação da escola Filosofia Da Grécia Antiga.

Algumas de suas frases:

Só sei que nada sei.

Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.

Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

O princípio de sua filosofia estava na frase: " Conhece-te a ti mesmo.", um oráculo universal dado pelo Deus Apolo na mitologia grega.

Sócrates foi um dos maiores pensadores do período clássico da Grécia Antiga.

Acusado de corromper a juventude com a sua filosofia e introduzir novas entidades divinas, negando os deuses da pátria, foi condenado à morte por suas atividades.

Perguntas similares