1-Por que não foi possível a França se transformar em uma monarquia absolutista durante a dinastia valóis?
2-Como funcionava e o que era o Pacto Colonial?
3-Explique a seguinte frase de Nicolau Maquiavel: "os fins justificam os meios".
4-Explique de forma resumida a origem do Estado moderno.
5-Caracterize o estado de natureza de Thomas Hobbes.
Respostas
Resposta1 - Durante a Idade Moderna, o Estado Francês foi considerado um dos mais bem consolidados exemplos do absolutismo dentro da Europa. Contudo, a centralização política francesa aconteceu de forma gradual, sendo iniciada no século X, com a ascensão da dinastia capetíngia. No final da Idade Média esse processo foi ameaçado com as guerras que colocavam em perigo a unidade política do país com a deflagração da Guerra dos Cem Anos.
Chegado o século XVI, a dinastia Valois retomou o fortalecimento da autoridade monárquica em meio às sangrentas guerras religiosas que tomavam o país. No governo do rei Carlos IX (1560 - 1574), vários conflitos entre a nobreza católica e os burgueses calvinistas colocaram em risco a estabilidade do poder monárquico. Em 24 de agosto de 1572, a noite de São Bartolomeu marcou um dos mais violentos confrontos com a morte de 30 mil moradores da cidade de Paris.
Depois disso, o trono francês foi comandado por Henrique III, que teve que reafirmar sua autoridade em uma guerra contra o nobre católico Henrique de Guise e o protestante Henrique de Navarra, que também ambicionavam a sucessão do governo. Nesse conflito, popularmente conhecido como a Guerra dos Três Henriques, os protestantes saíram vencedores. Dessa forma, teve início a dinastia de Bourbon sob a liderança do monarca Henrique IV.
Para dar fim aos conflitos de ordem religiosa, o novo rei estabeleceu a assinatura do Edito de Nantes, acordo que concedia liberdade de culto aos protestantes. Após esse governo, o monarca Luís XIII chegou ao trono delegando amplos poderes ao ministro Richelieu. Com os poderes do Estado em suas mãos, Richelieu tomou medidas que ampliavam os poderes da monarquia sobre os nobres e comerciantes do país. Além disso, colocou a França contra dinastia dos Habsburgo durante a Guerra dos Trinta Anos (1618 – 1648).
O triunfo do governo francês nesse conflito enriqueceu os cofres do Estado e estabeleceu importantes domínios coloniais para os franceses. Dessa forma, o governo de Luís XIV experimentou o ponto máximo do absolutismo na França. Preparado para o cargo desde criança, o rei Luís XIV sintetizou a supremacia do governo absolutista ao dizer que o Estado era ele mesmo. Com o auxílio do ministro Colbert, esse monarca consolidou o mercantilismo francês estimulando a atividade burguesa.
Resposta:
2. Era um acordo de comércio exclusivo entre a colônia e a metrópolis, onde a colônia fornecia matéria primae a metrópolis em troca fornecia produtos manufaturados.
3. Quer dizer que o príncipe para atingir seus objetivos ( unificação do reino) podia utilizardos vários recursos disponíveis para garantir tal ato.
4. Com a crise no feudalismo em decorrência das revoltas camponesas no século XV, a nobreza se uniu com a burguesia ( que dispunha do capital por causa da evolução do comércio europeu) para conter as revoltas. O rei com o exército (garantido pela burguesia) unificou condados e ducados formando, assim, o estado moderno governado pelo mesmo.
5. Ele teoriza que o homem sem um líder seria uma desordem, pois o homem teria o comportamento semelhante ao do animal, porque não utiliza a razão e com isto tinha constantes guerras e se aurodestruiriam , comprometendo a sua liberdade.
Explicação: