A compreensão da relação entre as condições ambientais e as características das organizações é essencial para entender sua dinâmica de desenvolvimento. Essa percepção permite avaliar a adequação entre as ações gerenciais e o cenário em que a organização opera. Considerando esse cenário, relacione cada termo da primeira coluna com sua respectiva definição na segunda coluna.
1) Abordagem mecanicista
2) Organizações como sistemas abertos
( ) Os fatores ambientais são vistos como estáveis, sendo entendidos como a fonte de matéria-prima e mercado para absorção dos produtos.
( ) Considera que a otimização da interação com o ambiente significa maximizar a eficiência dos processos internos da organização.
( ) Há uma relação de causalidade entre as condições ambientais e a forma como são geridas as organizações.
( ) À medida que as organizações percebem mudanças no ambiente, modificam seus processos, o que, por sua vez, reforça a pressão da mudança ambiental.
Assinale a alternativa com a sequência correta dos números preenchidos nas lacunas.
A 1-2-1-2
B 2-2-1-1
C 1-1-2-2
D 2-1-2-1
E 1-2-2-1
Respostas
A alternativa correta é a letra E: 1-2-2-1
A abordagem mecanicista das organizações corresponde a uma visão de negócio em que as empresas adotavam com um processo mais rígido. Consistia principalmente na montagem de produtos mecânicos.
As organizações de sistemas abertos se adaptam facilmente as modificações que ocorrem no mercado.
Isto permite afirmar que influencia seus processos, produtos e sua estrutura como um todo, tornando as decisões mais fáceis de acordo com a necessidade.
Podemos destacar ainda sua característica como entrada ou input, ou seja, onde os insumos que a organização recebe, entra em sua atividade, o que permite trazer maior energia, matéria ou informação para a empresa.
No sistema aberto, a empresa capta os recursos vindos do ambiente externo.
Abraços!
Resposta: letra c
Explicação:
100% apol