Cite 3 artistas Expressionistas e procure ver algumas obras ..... como você descreveria técnicamente este estilo ? Fale sobre o uso das cores, tipo de pincelas, temas das obras... escreva um texto explicativo.
Respostas
surgido na Alemanha em meados de 1905. Nesse ano se deu a criação do grupo Die Brücke (A Ponte), pelos artistas Ernst Kirchner (1880-1938), Erich Heckel (1883-1970) e Karl Schmidt-Rottluff (1884-1976), entre outros. Por isso, essa corrente é também chamada de Expressionismo alemão.
A primeira vez que o termo surgiu foi em 1911, na revista Der Sturm (A Tempestade). O periódico alemão era o veículo de comunicação mais importante do movimento.
Outro grupo com grandes tendências expressionistas foi o Der Blaue Reiter (O cavaleiro azul), formado em 1911 por Franz Marc (1880-1916) e Wassily Kandinsky (1866-1944).
Edvard Munch é considerado o precursor do Expressionismo, tendo influenciado essa corrente artística com suas obras impactantes e cheias de carga emocional.
Sua obra mais importante é O Grito (1893). Ela representa uma das telas mais emblemáticas do movimento expressionista.
Com uma visão trágica do ser humano, muito por conta do contexto histórico da Primeira Guerra Mundial, o Expressionismo, como o próprio nome sugere, busca ser uma expressão dos sentimentos e das emoções.
Assim, os artistas exageram e distorcem os temas em seu processo de catarse, revelando, sobretudo, o lado pessimista da vida.
Esta escola utilizou a arte enquanto forma de refletir a angústia existencialista do indivíduo alienado, fruto da sociedade moderna, industrializada.
Dessa forma, podemos destacar como importantes características desse movimento:
contraste e intensidade cromática;
valorização do universo psicológico, sobretudo de sentimentos densos, como a angústia e solidão;
dinamismo e vigor;
técnica abrupta e "violenta" na pintura, com grossas camadas de tinta;
valorização de temas sombrios, trágicos.
No Brasil, Cândido Portinari (1903-1962) destacou-se no estilo expressionista. O artista representou intensamente em suas obras as mazelas do povo nordestino.
Além dele, Anita Malfatti (1889-1964), que na Alemanha teve contato com artistas do Expressionismo, também foi fortemente influenciada por essa corrente. E assim trazendo mais ainda o expressionismo para o Brasil