Para compreender muitos fenômenos que ocorrem na natureza, os cientistas têm procurado elaborar, ao longo dos séculos, modelos científicos, representações, quase sempre simplificadas, das partes de um sistema mais complexo que se quer explicar. Para atingir esse objetivo, eles fazem uso de simulações, explorações, previsões, entre outros procedimentos cientificamente aceitos, podendo ainda recorrer a modelos apenas teóricos quando não há como realizar experimentos para comprovar o modelo proposto. Um exemplo disso são os modelos atômicos. De acordo com o modelo atômico representado a seguir, analise as afirmativas e marque verdadeiro ou falso. A A região identificada pela seta A corresponde ao átomo. Verdadeiro Falso B O núcleo é a região do átomo que contém as partículas com carga elétrica negativa. Verdadeiro Falso C A partícula subatômica indicada pela seta B é chamada de elétron. Verdadeiro Falso D O sistema representado é eletricamente neutro. Verdadeiro Falso
Respostas
Resposta:
A - falso
B - falso
C - verdadeiro
D - verdadeiro
Explicação:
Falta a imagem. Mas seguem os modelos atômicos mais famosos em ordem cronológica:
1) Bola de bilhar: Dalton propôs que os átomos eram esferas maciças, indivisíveis e indestrutíveis que se uniam para formar a matéria.
2) Pudim de passas: Thompson concluiu através de experiências de atrito que geravam fenômenos elétricos que a matéria tinha carga e, portanto, não poderia ser uma esfera maciça de conteúdo único/homogêneo e neutro. Propôs que, na verdade, o interior do átomo era de carga positiva e que no meio dessa massa positiva existiam pequenas partículas negativas presas numa tal proporção que neutralizasse o conteúdo positivo (como um panetone em que a massa é + e as uvas passas são partículas - )
3) Sistema solar: Rutherford conseguiu fazer com que raios de matéria atravessassem uma lâmina de ouro e concluiu que deveria haver um espaço/um vazio dentro do átomo para que fosse possível a passagem de matéria por entre a matéria sem danificar/furar a lâmina de ouro. Propôs, então, que o átomo tem um núcleo que representa 99,99% da massa/conteúdo do átomo, porém ocupa 0,000001% do volume/espaço do centro do átomo, que é rodeado por caras negativas muito pequenas que neutralizam a carga +. Ou seja, propôs que existe um enorme vazio entre o núcleo e as cagas que o circundam assim como os planetas rodeando o Sol.
4) Bohr, um aluno de Rutherford, melhorou os estudos de seu professor e adicionou, com experimentos científicos, que a eletrosfera é dividida em camadas energéticas e que há mobilidade dos elétrons/fótons por entre essas camadas librando ou absorvendo energia, modelo mais aceito hoje e que explica o fenômeno da luz.
As imagens mostram os modelos de Thompson e Rutherford, respectivamente
Continue estudando com esta questão sobre o modelo atômico mais aceito hoje brainly.com.br/tarefa/15975280