• Matéria: História
  • Autor: mandyrodrigues0511
  • Perguntado 7 anos atrás

por que a igreja catolica conserva culto as imagens , se no antigo testamento ,deus as proibe ?​

Respostas

respondido por: heliusvendas
5

Resposta:

Pois se a bíblia for compreendida ao pé da letra, algumas coisas se tornariam inesplicaveis.

Lembre-se de que na época do antigo testamento as pessoas não tinham o conhecimento e a capacidade de interpretação que se tem hoje de figuras de linguagem.

Exemplo: Deus criou Adão e Eva, e os demais habitantes da Terra? São feitos de incesto entre família? Pois não existia mais ninguém correto?

respondido por: marlon94gomes43
0

Resposta:

O culto das imagens de fato fora proibido por Deus na Antiga Aliança. O intuito principal de tal proibição era que o povo não se desse à idolatria, i. é, à adoração de outros deuses, que são falsos; mas não era a produção das imagens em si mesma proibida, visto que o próprio Rei Salomão quando construiu o Templo se serviu de diversas imagens e mesmo a Arca estava ladeada por duas enormes esculturas de querubins.

Mas uma vez não se correndo esse perigo, nada impede que se cultue as imagens, evidentemente que por cultuar imagens, não se entende um culto dirigido à matéria da qual ela é feita (madeira, metal, pedra...), mas sim à pessoa que ela representa, como bem definiu o II Concílio Nicéia em 787, que por ocasião de diversos grupos que começaram a destruir as imagens nas igrejas, decretou que em nada se antepõe o culto às imagens a Lei de Deus, pois se presta culto à pessoa por ela representada.

Outro ponto a salientar: era dever do judaísmo impor no mundo a crença num único Deus, sem contudo converter as pessoas ao judaísmo, que é mais uma religião de um povo. Mas bem se vê na história que quem alcançou tal proeza foi o cristianismo, e como não havia protestantismo até pouco tempo atrás, evidentemente que quem modificou a visão politeísta para monoteísta fora a própria Igreja Católica.

Além disso, após a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade se encarnar, Deus assumindo a natureza humana, consequentemente assume uma imagem humana, a qual pode ser representada.

Mais além, pode-se também verificar um aspecto histórico: as pessoas nem sempre sabiam ler e mesmo sabendo nem sempre sabem interpretar (como acontece hoje), e assim um bom modo de ensinar aquilo que as Sagradas Escrituras e os Santos nos transmitiram é através das imagens.

Isso são algumas razões do porque a Igreja sempre teve, desde a era apostólica o culto às imagens, lembrando que a primeira imagem feita da Virgem Maria com seu Filho Menino ao colo, fora uma pintura de São Lucas Evangelista.

Agora, outra questão é a veneração aos santos. O que não cabe aqui.

Só outro ponto: as imagens também são como que "janelas". Elas elevam a nossa mente à santidade e a Deus, quem vendo uma imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo crucificado, não fica compungido a não pecar mais? Quem vendo uma bela imagem da Virgem Maria segurando em seus colos o Menino Deus, não considera o grande amor que Ela tem por Ele e por nós? Ou vendo uma de São José, não percebe a grande virilidade de tal homem, a quem foi confiado os dois maiores tesouros de Deus, a saber, seu Filho e a mãe de seu Filho?

Perguntas similares