• Matéria: História
  • Autor: thaizacarneiro2615
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo nosso material de apoio só é possível compreender a Educação em suas nuances, bem como a Pedagogia, relacionando-as com os diferentes fatores que envolvem o contexto humano. Ao longo de toda história, as relações de poder envolvendo política, economia e cultura, influenciam a formação da sociedade e, por conseguinte, a educação escolar. No contexto escolar, alguns documentos são elaborados no sentido de orientar o trabalho da escola e auxiliar na formação dos alunos que após formados, irão se integrar à prática social, bem como ao mundo do trabalho. O primeiro documento que orientou a educação escolar no Brasil foi o Ratio Studiorum. Atualmente o pedagogo no contexto escolar ajuda a elaborar a Proposta Curricular integrada ao Projeto Político Pedagógico. Ainda o Plano de Ação da escola, o Plano de Trabalho Docente e o Plano de Aula contribuem para a organização do professor ao planejar seu trabalho em sala de aula. O Pedagogo(a), necessita conhecer as leis nacionais que subsidiam a elaboração dos documentos da escola, são eles: a Constituição Federal de 1988, a LDBn. 9394/96, a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, o Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros.

Dando sequência e, levando em consideração os elementos atuais conforme descrito abaixo:

1-A conjuntura nacional envolvendo o contexto político, econômico e cultural e a relação das pessoas com as diferentes mídias,

2-A educação escolar que contribui para que as pessoas aceitem os fatos como eles são, como também pode colaborar para uma visão mais crítica sobre a evolução da sociedade,

3-A qualidade do ensino que, atualmente não consegue dar conta de motivar o aluno a estudar para compreender as contradições sociais, a escola para ricos e pobres, entre outras situações...

O que você sugere que seja colocado no Projeto Político Pedagógico da escola, para ajudar o professor a refletir sobre a formação dos alunos, em sala de aula?

Elabore uma resposta de no mínimo 5 e no máximo 10 linhas abordando questões políticas, econômicas e culturais que influenciam na educação escolar.

OBS: Você deve responder a postagem do professor, para que sua postagem possa ser considerada para a avaliação.

Respostas

respondido por: thaynnaba
2

A escola é um meio pelo qual o indivíduo aprende a ser partícipe da sociedade me que vive e que deverá aprender a ater o olhar crítico sobre o mundo em que vive.

Assim, é importante notar que as patáricas pedagógicas devem vir nos sentido de possibilitar essa visão mais além do que geralmente conseguimos ver, como padrões da sociedade, violência, dentre outro.

Tal fator vai contra a ideia de um ensino tecnicista que preza só pela forma do ensino.

espero ter ajudado!

respondido por: PedagogodoFuturo
0

Resposta: A educação de crianças e jovens hoje, especialmente após dezesseis anos de governos com viés ideológico comunista, se encontra muito defasada em nosso país, onde professores retrógados têm se concentrado mais nos aspectos políticos e ideológicos da sociedade, especialmente na luta de classes, do que no próprio conteúdo das matérias em si, o que tem causado as últimas colocações do país no exame PISA. Desse modo, verifica-se que tem-se formados alunos semianalfabetos, muito críticos, mas pouco educados e com baixo poder de leitura e pífios conhecimentos matemáticos. Isso se deve principalmente ao método retrogrado e antiprodutivo desenvolvido por Paulo Freire, que fez um grande desserviço à educação brasileira. Assim nesse contexto o professor deve agir de modo onde favoreça a aprendizagem, não a politização, pois isso deve ficar a cargo de cada família, cabendo ao professor estabelecer um projeto para que as diferenças sociais e ideológicas não afetem o desenvolvimento da aprendizagem, que é o que de fato importa.

Explicação:

Perguntas similares