• Matéria: Química
  • Autor: lucasgarantizado
  • Perguntado 7 anos atrás

A transformação isocórica, também conhecida como transformação isovolumétrica ou isométrica, é uma modalidade de transformação gasosa em que o volume se mantém constante e as variações que ocorrem são da temperatura e da pressão. Podemos observar, nessa transformação, que o volume dentro de um recipiente se mantém constante, mas a temperatura é elevada, o que ocasiona um aumento da pressão. Isso ocorre porque, ao elevarmos a temperatura, também teremos o aumento da energia cinética média das partículas, resultando na movimentação das partículas com maior velocidade e expansão.




Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as reações isocóricas e suas características e comportamento, analise as afirmativas a seguir.




I. Isocórica é uma palavra de origem romana, que significa igual pressão, ou seja, tem o prefixo “iso” que significa “igual” e “coros” que significa “pressão”.




II. Quando observamos o aumento da temperatura numa transformação isocórica, também é observado o aumento do volume, que sofrerá aumento.




III. As transformações isocóricas são estudadas e calculadas segundo a Lei de Gay-Lussac.




IV. A equação que representa a equação isocórica é \frac{p1}{t1} = \frac{p2}{t2}




Está correto apenas o que afirma em:



I e IV.



II e VI.



I e II.



I e III.



III e IV.

Respostas

respondido por: maxwelljulie
15

Resposta:

III e IV.

Explicação:

Conforme a pergunta já informa, a transformação isocórica (ou isovolumétrica) acontece quando há mudanças com permanência do mesmo volume. Ou seja "iso" seria igual e "coros" significa volume.

Em uma transformação isocórica não haveria alteração de volume, ou seja, sem aumento ou diminuição.

Perguntas similares